Conheça os fatores que interferem no crescimento e no desenvolvimento dos cordeiros

O bom desempenho dos cordeiros depende de uma boa alimentação láctea

 

O peso que o cordeiro apresenta ao nascer é reflexo das características genéticas do animal e, consequentemente, das condições ambientais que cercaram a ovelha durante a gestação, sobretudo a alimentação. Tal peso também está associado ao número de animais originados no parto, sendo assim, os que são provindos de partos múltiplos possuem peso inferior àqueles nascidos de partos simples.

O perfil hormonal se refere à maneira como atuam os diferentes hormônios produzidos pelo organismo do ovino e ele tem grande influência no crescimento do animal. O fotoperíodo, que é a quantidade de luz fornecida ao cordeiro, pode alterar significativamente o seu perfil hormonal. Nos ovinos, os efeitos do fotoperíodo são responsáveis por determinar a estação de acasalamento.

Outro efeito causado pelos hormônios sobre o crescimento dos cordeiros consiste na comparação entre animais inteiros e castrados. Os inteiros apresentam crescimento mais rápido e eficiente se comparados aos castrados, em função do hormônio testosterona. Por isso, não é recomendado a castração de cordeiros quando o sistema de produção é voltado para a carne.

O bom desempenho dos cordeiros tem início a partir de uma boa alimentação láctea, que irá depender do potencial leiteiro da ovelha e também das condições ambientais de que ela dispõe. Além disso, os cordeiros únicos crescem mais rápido que o gêmeos, pois possuem maior disponibilidade de leite.

As fêmeas de primeira gestação, conhecidas como borregas, apresentam eficiência produtiva menor do que as mais velhas. Por isso, elas dão origem a cordeiros mais leves ao nascer. Porém, essa eficiência produtiva tende a aumentar com a idade, até seis ou sete anos, e começa a diminuir após esse período.

No que diz respeito à raça, a principal influência que esta tem é quanto ao peso, à maturidade e à velocidade com que este peso é atingido. Outra influência da raça é na deposição de gordura interna. Mas, na hora da escolha da raça a ser criada, o produtor deve levar em consideração a interação existente entre as características genéticas do animal e o ambiente.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Ovinos de Corte. Neste curso, o professor Edson Ramos de Siqueira afirma que a produção de carne de cordeiro de alta qualidade é uma atividade com grande potencial de mercado, principalmente nos grandes centros urbanos. Leia também nosso artigo Produção de ovinos de corte, que aborda o mesmo tema.

Beatriz Lazia 18-04-2012 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.