Conheça os diversos tipos de cruzamentos para ovinos

A ovinocultura é uma ativida rural lucrativa, considerando-se os aspectos favoráveis do ambiente da maior parte do Brasil, bem como a avidez do mercado

Conheça diferentes cruzamentos e raças de ovinos

Desde os primórdios da civilização, o ovino se apresenta como uma espécie de grande importância, tendo se difundido por quase todas as regiões do mundo. Em algumas delas, é explorado com técnicas incipientes, representando, conjuntamente com os caprinos, a subsistência das populações desfavorecidas. Em outras, como na Austrália, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina e algumas regiões do Brasil, encontram-se sistemas de produção avançados, que possibilitam, por parte dos criadores, a obtenção de elevada rentabilidade econômica.

As perspectivas da produção de carne são muito boas no Brasil. Em algumas regiões, o fator limitante, que é a estrutura de comercialização, está sendo gradativamente eliminado. O mercado é ávido, com um potencial em estado latente, impossível de ser atendido pelo rebanho nacional. Urge aumentar a produção, concomitantemente à melhoria do sistema de comercialização. É fundamental, também, a disponibilização de carne de cordeiro, destinando-se os animais de descarte à industrialização.

Ao contrário do que se pensa, os ovinos não são uma espécie oriunda de regiões frias. Dentre os animais domésticos, é um dos que apresenta mecanismos anátomo-fisiológicos mais propícios à sobrevivência em regiões de altas temperaturas, desde que a umidade relativa do ar seja baixa. A lã deve ser encarada como um isolante térmico, apto a proteger o animal do frio e do calor. Logicamente, essa adaptabilidade aos climas adversos está na dependência da raça.

Em suma, o ovino é uma espécie que se coloca como mais uma alternativa à disposição do pequeno, médio ou grande produtor rural, que se adapta a diferentes sistemas de produção, desde os mais tecnificados, levados a efeito em regiões de boas pastagens e clima ameno, até as condições adversas de meio ambiente, como solos pobres, rasos, com relevo acidentado e clima rude. Logicamente, o sucesso da exploração, em qualquer situação, estará na dependência de uma série de fatores, iniciando-se pela escolha da raça.

O curso Raças e Cruzamentos de Ovinos elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta informações sobre a questão genética, mostrando algumas das principais raças utilizadas no Brasil e suas características mais importantes. Além disso, serão apresentados, ainda, os tipos de cruzamentos que podem ser feitos entre elas, em termos estratégicos, para aumentar a produtividade do rebanho. Leia também o artigo Conheça as principais raças deslanadas de ovinos criadas no Brasil.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada à ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

De acordo com o professor Edson Ramos de Siqueira, do respectivo curso, "existem mais de 800 raças de ovinos no mundo. Desse universo genético fazem parte animais com diferentes especialidades, seja na produção de lã, carne, pele ou leite, destacando-se algumas no Brasil, como as raças lanadas no sul e sudeste e deslanadas no nordeste. Dentre as primeiras, podemos citar como as mais criadas a Merino Australiano e a Ideal, como especializadas na produção de lã fina".

http://www.youtube.com/watch?v=0OXyhfZ53Yg

Patrícia Tristão 31-05-2010 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.