Inseminação artificial em ovinos

Na ovinocultura, assim como na maior parte das atividades pecuárias, é com um manejo reprodutivo eficiente que se garante lucratividade. Isso ocorre por causa da relação direta da produtividade com a eficiência reprodutiva.

Pense bem...

Considere que uma ovelha vazia, ou seja, que não emprenhou, vai passar uma longa temporada comendo forragem e suplementos e recebendo cuidados de manejo, sem, entretanto, oferecer em troca o produto desse esforço de criação. Esse, que é o cordeiro, depois de recriado será comercializado, rendendo recursos para a viabilidade econômica de um criatório.

Suponha que 50% do rebanho de 300 ovelhas falhe na concepção. Dá para imaginar que, apesar dos custos com a criação das 300 matrizes se manterem fixos, elas não oferecerão o produto esperado. Ao mesmo tempo, se as ovelhas vazias representam um custo sem retorno, um menor número de cordeiros a serem recriados e terminados, pode determinar subutilização de instalações e de mão-de-obra, e , pior, um cordeiro a menos para ser engordado e comercializado.

Se esse ovinocultor em questão tivesse alcançado uma taxa de 80% de natalidade e desmame, teria 90 cordeiros a mais para engordar e comercializar. Por tudo isso, é indispensável fazer um bom manejo reprodutivo do rebanho, para se atingir bons índices reprodutivos e, consequentemente, tornar a criação mais rentável.

O curso "Inseminação Artificial em Ovinos - Convencional e em Tempo fixo" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas vem preencher uma necessidade do mercado, trazendo informações relevantes para a implantação da inseminação pelos produtores de ovinos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Além da ovinocultura de corte,  a criação de ovinos para produção de leite ou de lã também depende de um bom manejo reprodutivo e do melhoramento genético para ser lucrativa. Na produção de carne, a quantidade de crias produzidas pelo rebanho anualmente é fundamental para sua viabilidade econômica. A produção de leite, por sua vez, depende também da geração da cria para ocorrência da lactação. A produção de lã depende também do nascimento de animais para reposição do rebanho, já que o maior volume de velo é produzido por animais mais jovens. É nesse contexto que a Inseminação Artificial ganha importância.

Texto de: Ariádine Morgan

http://www.youtube.com/watch?v=RnNfkFnKYqU

Portal Agropecuário 01-06-2010 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.