Intensificação do sistema produtivo

Saiba o que pode intensificar sua produção

 

Intensificação do sistema produtivo    Artigo CPT

Alguns processos podem auxiliar no aumento da produção, ou diminuição, são fatores que influenciam na formação das pastagens, assim afirma o professor Adilson Aguiar do Curso CPT de Manejo de Pastagens, o objetivo é garantir o melhor alimento possivel de forma sustentável.



A intensificação do sistema produtivo, ao que está diretamente relacionado o manejo da pastagem, pode ser entendida como a máxima aplicação de tecnologias, visando maximizar os recursos produtivos disponíveis em uma propriedade, nos quais estão incluídos os fatores bióticos e abióticos que se somam aos insumos de produção:


⇒ Clima: chuva, luz e temperatura;

⇒ Solo: físico-química e biologicamente;

⇒ Plantas forrageiras;

⇒ Animais;

⇒ Instalações;

⇒ Recursos humanos;

⇒ Informação e conhecimento.


A intensificação se correlaciona com o nível de controle que o pecuarista terá sobre os aspectos produtivos. Com a irrigação, por exemplo, ele pode permitir o controle da umidade no solo, tornando as pastagens produtivas durante todo o ano. Com a correção e adubação, será possível cultivar pastagens, mesmo em solos naturalmente pobres.


Com métodos de pastoreio adequados, será possível controlar o crescimento das forrageiras.


Porém, a intensificação exige investimentos em tecnologias e escala de produção, tornando indispensável que aconteça em etapas. A aquisição de uma tecnologia deve gerar a renda para o investimento na próxima tecnologia. Nesse contexto, o manejo de pastagens é feito com base em tecnologias variadas, mais ou menos intensivas, adequadas aos diferentes sistemas de produção.


Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 07-07-2022 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.