Samambaia do campo pode intoxicar bovinos

Samambaia do campo pode intoxicar bovinos. Ela se desenvolve bem em solos ácidos, arenosos, pouco férteis e é extremamente tóxica ao gado - principalmente as suas brotações.

A samambaia do campo se desenvolve bem em solos ácidos, arenosos, pouco férteis e é extremamente tóxica ao gado - principalmente as suas brotações

Samambaia do campo pode intoxicar bovinos

A samambaia do campo pode intoxicar bovinos e causar a eles males irreversíveis. Conhecida cientificamente como Pteridium aquilinum, a planta é considerada invasora, encontrada em campos, capoeiras e matas ciliares. Ela se desenvolve bem em solos ácidos, arenosos, pouco férteis e é extremamente tóxica ao gado - principalmente as suas brotações. Embora não palatável, alguns fatores levam o rebanho a consumi-la.

Um dos principais fatores que fazem o gado ingerir a samambaia do campo é a escassez de pasto - em especial, nos meses mais secos do ano (de julho a outubro). Por outro lado, a falta de chuva não impede que a Pteridium se desenvolva bem no solo, o que faz com que os bovinos a procurem, já que não há pastagem suficiente. Além disso, a planta cria no animal o costume de ingeri-la compulsivamente - em uma espécie de círculo vicioso.
 
Como se manifesta a intoxicação nos bovinos?

A intoxicação aguda do bovino geralmente é letal. Dentre os sintomas, estão: febre alta, diarreia com sangue, hemorragias nas mucosas e na pele, redução das plaquetas (trombocitopenia), anemia aplástica (medula óssea reduz drasticamente a formação de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e morte.

Já a hematúria enzoótica (presença de sangue na urina) ocorre quando o gado ingere menos de 10 g/Kg da samambaia. O quadro da doença se prolonga com a evolução crônica e alternada da hematúria, além do emagrecimento severo do animal. Assim como na fase aguda, ocorre perda de sangue sem reposição pela medula - anemia aplástica. Nas vacas prenhes, ocorre aborto.

Quando o gado ingere a samambaia em poucas quantidades, mas por muitos anos consecutivos, ocorrem carcinomas epidermoides - figueira da goela, favo ou caraguatá (nomes populares da doença). Como aflige as vias digestivas do bovino, a intoxicação gera emagrecimento progressivo (dificuldade de deglutição) e fadiga do animal.

Quando o bovino sobrevive, o animal leva a doença por toda a vida, pois esse tipo de intoxicação não tem cura.

Há algumas medidas para evitar a infestação da samambaia?

A melhor forma de evitar a infestação da samambaia do campo é com boas práticas agrícolas -  manejo intensivo do solo, adubação e calagem adequadas, além de formação de novas pastagens. Do mesmo modo, é fundamental evitar a superpopulação de bovinos no mesmo pasto, assim como garantir sua boa nutrição e estado de saciedade.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Saúde Animal e Globo Rural.

Andréa Oliveira 06-06-2016 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.