Principais características dos búfalos

Dentre as principais características dos búfalos, temos a rusticidade, a baixa mortalidade e a alta fertilidade

Principais características dos búfalos

Os búfalos (ou bubalinos) pertencem à família dos bovídeos e abrangem várias raças. Em todo o mundo são mais de 180 raças bubalinas, distribuídas nas mais diversas regiões. Os primeiros búfalos trazidos ao Brasil remontam o ano de 1895, quando se instalaram no Pará, mais especificamente na ilha de Marajó. Atualmente, o país reconhece apenas quatro raças de búfalos, das quais a Murrah é a mais famosa.

Dentre suas principais características, temos a rusticidade, a baixa taxa de mortalidade e a alta taxa de fertilidade. Entretanto, os bubalinos sentem bastante desconforto térmico quando as temperaturas estão muito altas. Vejamos abaixo com maiores detalhes:

Sensível ao calor


Como os búfalos apresentam pelagem negra, com altos níveis de melanina, eles são capazes de absorver até 90% da radiação solar. Além disso, eles apresentam menos glândulas sudoríparas, o que dificulta a dissipação do calor corporal. Como resultado, surge desconforto térmico, que compromete o seu desempenho produtivo. Por esse motivo, o plantio de árvores no pasto é tão importante, pois as sombras formadas por elas garantem aos bubalinos conforto térmico.

Por outro lado, os búfalos apresentam glândulas sebáceas mais ativas do que as dos bovinos. Essa grande quantidade de gordura produzida pelos bubalinos promove a reflexão de parte da radiação solar, protege os animais contra a penetração de substâncias tóxicas (que possam estar na água), além de facilitar a sua flutuação na água.

Alta taxa de fertilidade


As búfalas apresentam alta taxa de fertilidade, que pode chegar a surpreendentes 90% quando recebem os manejos alimentar e reprodutivo adequados. Seu período de gestação ocorre geralmente aos 10 meses e meio. A primeira cria nasce entre 36 e 38 meses, com intervalo entre partos de 14 meses em média. Ao nascer, o búfalo neonato apresenta peso de 35 kg e, ao desmame, quando está com 8 a 10 meses, apresenta peso entre 180 e 200 kg.

Baixa taxa de mortalidade


A baixa taxa de mortalidade nos bubalinos abrange tanto búfalos jovens como búfalos adultos. Dessa forma, eles alcançam alta longevidade, que chega a incríveis 30 anos de vida quando criados com fins de produção de leite.

Aparelho digestivo maior


Além de apresentarem o aparelho digestivo maior, os búfalos contam com uma potente carga microbiana, que lhes permite uma eficiente conversão alimentar. Na verdade, os bubalinos conseguem converter pastagem com baixo valor nutricional em leite e carne de qualidade. Como não são seletivos como os bovinos, os búfalos são considerados animais melhoradores quando no pasto.

Rusticidade


Embora a sua rusticidade aumente a sua resistência a doenças e a condições ambientais adversas, os búfalos produzem melhor quando recebem manejos alimentar, sanitário e reprodutivo adequados. Sem falar dos cuidados zootécnicos e do investimento em melhoramento genético.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Gestão Zootécnica na Pecuária Leiteira

Gestão Econômica e Financeira na Pecuária Leiteira

Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-10-2020 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Pastagens e Alimentação Animal

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.