Brasil possui rebanho zebu com alta carga genética

O rebanho zebuíno brasileiro apresenta alta carga genética, com excelente desempenho para a produção de carne

Brasil possui rebanho zebu de alta carga genética

“No Brasil, a fama do zebu começou no século XIX, quando pecuaristas buscavam bovinos capazes de se adaptar ao clima árido e quente de algumas regiões do país. Atualmente, os zebuínos constituem a maior parte do rebanho bovino brasileiro, com destaque às raças Nelore e Gir submetidas a melhoramento genético”, afirma Luiz Antônio Josahkian, professor do Curso CPT a Distância e Online Melhoramento Genético de Gado de Corte.

Séculos depois, o rebanho zebuíno nacional apresenta alta carga genética, com excelente desempenho para a produção de carne e máximo aproveitamento da carcaça. Alguns animais recebem premiações em concursos, como o touro Nasik Perboni, com 1,15 tonelada. Criado na Fazenda Ipê Ouro, em Uberaba, o animal foi campeão como melhor reprodutor em várias regiões do país.

Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, proprietário do touro e médico veterinário, já coordenou 300 mil acasalamentos de bovinos em fazendas pecuárias de todo o território nacional. Presidente da ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo seleciona bovídeos Nelore e Gir com grande potencial de fertilidade, habilidade materna e carcaça.

Seu pai foi pioneiro em programas de melhoramento genético em bovinos, um grande avanço na pecuária nacional. Graças a essa tecnologia, os pecuaristas têm acesso a resultados produtivos de touros antecipadamente. Tudo começa com a coleta das informações genéticas dos animais. Os melhores são selecionados para a reprodução com o objetivo de gerar bovinos com alto padrão genético.

O rebanho zebu de Arnaldo é constituído de 300 matrizes Nelore e 60 Gir. Todos originados da fertilização in vitro (FIV) e inseminação artificial (IA). Segundo Luis Fonseca Matos, professor do Curso CPT a Distância e Online Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo, com a inseminação, o produtor melhora o manejo do sistema de cria e o desempenho reprodutivo do rebanho.

Hoje, o Brasil conta com grande número de bovinos melhorados geneticamente (tanto de corte como de leite), por mérito do Programa Pró-Genética, desenvolvido pela ABCZ. Por meio dele, pequenos e médios pecuaristas melhoram a qualidade genética dos seus rebanhos, com custos mais baixos. “O Pró-Genética permite ao produtor adquirir touros puros de origem (PO) com registro genealógico definitivo”, declara João Gilberto Bento, superintendente comercial da ABCZ.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Raças zebuínas - mudanças no Programa de Melhoramento Genético (PMGZ)."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 23-04-2019 Pecuária de Corte

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.