Suplementação do gado de corte: tipos e vantagens

A suplementação dos bovinos de corte garante um bom desempenho produtivo do animal e lucro ao pecuarista

Suplementação do gado de corte: tipos e vantagens

No sistema extensivo, o gado de corte é criado livre no pasto. “Mas embora a pastagem seja o principal alimento do rebanho, o período de estiagem faz com que ela perca os seus nutrientes e consequentemente a sua qualidade. Daí a importância da suplementação dos bovinos de corte para garantir um bom desempenho produtivo do animal”, afirma Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte.

Suplementação proteica


Alimentação sem proteína prejudica a fermentação ruminal e impacta no consumo da forragem.
Por isso, é fornecido ao rebanho de corte suplemento mineral com proteínas vegetais. As mais comuns são o farelo de milho e o de soja, que incrementam a dieta rotineira do gado. Esse tipo de suplementação é recomendado quando a pastagem de qualidade ainda está disponível.

Suplementação energética


São disponibilizados ao gado de corte nutrientes proteicos e energéticos concomitantemente para garantir mais energia aos animais, que passam a se desenvolver com o máximo desempenho. Entretanto, esse tipo de suplementação deve ser fornecido gradualmente até que os bovinos se adaptem à nova dieta.

Suplementação mineral


A suplementação mineral é recomendada quando há deficiência de minerais no organismo dos bovinos. Dessa forma, o rebanho de corte passa a apresentar um crescimento saudável e vigoroso, além de maior resistência a doenças, pois os minerais também fortalecem o sistema imunológico dos animais.

Suplementação com ureia


A suplementação com ureia é recomendada para períodos de estiagem quando a pastagem está escassa ou apresenta péssima qualidade. Além de favorecer a engorda do gado, o suplemento com ureia garante a manutenção do peso doa animais. Entretanto, é preciso cuidado na ministração, pois ureia em excesso pode intoxicar e até mesmo matar os animais.

Vantagens da suplementação


São inúmeras as vantagens da suplementação do gado de corte. A prática é uma forma de o pecuarista manter o peso do gado mesmo sem pastagem de qualidade devido a condições climáticas desfavoráveis. Além disso, a engorda dos bovinos acontece naturalmente, pois sua dieta se torna balanceada, com os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento. Os animais passam a crescer com mais saúde e vigor.

A suplementação previne doenças e reduz mortes no rebanho de corte que, quando não controladas, podem gerar prejuízos financeiros catastróficos. Como os suplementos proteicos, energéticos e minerais fortalecem o gado, o desempenho do rebanho é maximizado. Sem falar que o tempo de abate é reduzido, o que aumenta o giro de capital do pecuarista e consequentemente a sua lucratividade.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Alimentação de Bovinos de Corte

Produção de Novilho Superprecoce

Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte

Fonte: MF Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 01-10-2020 Pecuária de Corte

Faça já o Download Grátis

Download brinde Alimentação de Gado de Corte

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.