Dia a dia na propriedade rural

Mesmo no transcorrer de suas atividades normais, na propriedade rural, que parecem serem simples e sem perigo, é preciso estar atento para as normas de segurança

Algumas dicas para que o fazendeiro não corra riscos em sua propriedade rural

propriedade rural

Mesmo no transcorrer de suas atividades normais, na propriedade rural, que parecem serem simples e sem perigo, é preciso estar atento para as normas de segurança. Nesse sentido, a rotina tem se mostrado uma grande inimiga da segurança, pois, geralmente, quando acreditamos que nada vai acontecer é que as coisas acontecem.

Sendo assim, procure não andar sozinho pela propriedade, principalmente quando ela for muito extensa e você pretender se deslocar para pontos muito distantes da sede. Procure ter sempre com você um funcionário de confiança ou, na ausência deste, um parente ou amigo, que possa lhe servir de ajuda em caso de necessidade.

O proprietário rural deve evitar fazer comentários sobre seus bens ou seu dinheiro para seus empregados e vizinhos. Caso você seja uma pessoa de muitas posses, não deixe isso transparecer, ao contrário, integre-se ao ambiente onde está e procure ser o mais natural possível a fim de não chamar a atenção de pessoas de má fé.

Evite também fazer pagamentos em grande soma de dinheiro na propriedade. Ao fechar um negócio, por exemplo, condicione o pagamento ou recebimento na cidade, de preferência por meio de agências bancárias, onde sua segurança estará garantida. Além disso, não entre em negócios escusos ou ilegais, por mais vantajosos que possam parecer. Lembre-se de que por trás de tais negócios sempre estão pessoas desonestas e perigosas, que poderão significar sérios riscos para você e sua família.

Tome cuidado com ciladas e armadilhas, procure não marcar compromissos ou traçar planos de viagem por telefone ou na presença de pessoas estranhas. Caso isso não seja possível, deixe sempre a possibilidade de alterar os planos na última hora. Além disso, nunca aceite marcar encontros com pessoas que não são de seu ciclo em períodos noturnos. Caso precise agendar tais encontros, faça-os sempre em locais de trabalho e no horário de expediente.

No caso de precisar recusar um emprego, um aval, um convite, um empréstimo, um negócio ou um favor, faça isso sempre com educação e diplomacia, procurando justificar de forma convincente a razão de sua recusa. Não se esqueça de que muitos casos de inimizade e atos de violência, registrados pela polícia, surgem de fatos banais. Em todos os campos de sua atividade, seja social, familiar ou profissional, busque ser uma pessoa equilibrada e educada para com todos.

Por fim, nunca menospreze as ameaças. Dessa forma, ao menor sinal de perigo, entre em contato com a polícia e redobre as medidas de proteção. Por isso, nada de economizar com sua segurança. Em nosso outro artigo Segurança em propriedades rurais, damos algumas dicas de como essas medidas podem ser tomadas. Porém, antes de contratar qualquer tipo de serviço, verifique se são realmente profissionais confiáveis e qualificados.

Para maiores informações, consulte o curso Segurança em Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Plácido Soares. O curso conta com orientações a respeito de segurança perimetral, segurança residencial, segurança familiar, segurança patrimonial, cuidados na estrada, meios de defesa, cautela com os funcionários, entre outras.

Beatriz Lazia 27-03-2013 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.