Maxixe: planta nutritiva, típica de clima quente

O maxixe deve ser cultivado em regiões com clima quente, entre 20 e 28ºC, para adquirir todas as suas propriedades nutritivas, além de aumentar a sua produtividade

O maxixe deve ser cultivado em regiões com clima quente, entre 20 e 28ºC, para adquirir todas as suas propriedades nutritivas, além de aumentar a sua produtividade

Cultivo de maxixe: planta nutritiva, típica de clima quente

O maxixe (Cucumis anguria L.) chegou ao Brasil trazido pelos negros vindos da África Oriental. É um legume pertencente à família das Curcubitaceae, com coloração verde clara e comprimento médio de 6 cm.

Prefere os climas com temperaturas entre 20 e 28ºC, por isso é cultivado nas  Regiões Norte e Nordeste, onde o clima é bem quente. Em regiões com clima frio, não se adapta bem, o que prejudica sua produtividade. Outro fator bastante interessante refere-se ao tipo de solo em que melhor se adapta, este deve ser arenoso ou areno-argiloso, também típico do Norte e do Nordeste.

Existem duas variedades de maxixe tradicionais, o Maxixe Caipira do Norte (com espinhos) e o Maxixe Japonês (sem espinhos). Independente da variedade, os nordestinos e nortistas usam e abusam do maxixe em sua culinária, em deliciosos pratos como ensopados e moquecas. Se forem colhidos ainda pequenos são ainda mais deliciosos e tenros.

As suas folhas também são bastante saborosas, lembrando o sabor do espinafre, mas devem ser cozidas no vapor para amenizar a sua ardência, que é parecida a do jambu. Estas podem ser usadas em recheios de vários tipos de massa, como pastéis, calzones ou ainda em quiches. Todos bastante deliciosos e saudáveis.

Valores nutricionais de 100g de maxixe cru:


Valor energético: 13.8 kcal;
Carboidratos: 2,7 g;
Proteínas: 1,4 g;
Fibra alimentar: 2,2 g;
Vitamina C: 9,6 mg;
Vitamina B1: 0,1 mg;
Potássio: 327,7 mg;
Cálcio: 20,9 mg;
Sódio: 11,0 mg;
Fósforo: 25 mg;
Magnésio: 9,6 mg;
Zinco: 0,2 mg.


Os benefícios do maxixe para a saúde


- Evita problemas na próstata;
- Diminui o colesterol ruim;
- Auxilia na cicatrização de ferimentos internos e externos;
- Elimina manchas brancas nas unhas;
- Elimina o cálculo renal;
- Alivia as hemorroidas;
- Combate a inflamação nos rins;
- Alivia o enjoo e o mau estar.

 

O Plantio


O maxixe pode ser plantado o ano todo se o clima da região for quente. Entretanto, em regiões de clima mais ameno, o maxixe deve ser plantado entre os meses de agosto e fevereiro, época mais quente do ano nessas regiões. Em regra, são semeadas em cada cova 2 sementes, em uma profundidade de 2 cm, com espaçamento de 3 x 1 metro entre linhas. Ao invés do plantio da semente diretamente na cova, pode-se fazer mudas de maxixe, em bandejas ou em  saquinhos de papel, para depois transplantá-las para o local definitivo.

Os tratos culturais


A cultura do maxixe deve permanecer no limpo, necessitando periodicamente de capinas manuais.  Já a umidade do solo deve ser equilibrada, o suficiente para o desenvolvimento da planta durante os 60 dias de ciclo.

A colheita


A colheita do maxixe deve se iniciar após os 60 dias de ciclo, quando os frutos estiverem bem desenvolvidos e tenros, mas sem sementes. Assim que são colhidos, os maxixes são acondicionados em caixas de plástico ou de madeira, ou ainda em embalagens de papelão e bandejas, seguindo direto para a comercialização.


Conheça os Cursos CPT, da área Agricultura.

Andréa Rocha 31-10-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Maria José de Souza Conrado

08-12-2022

Gostei tirei minhas dúvidas sobre o maxixe

Resposta do Portal Agropecuário

08-12-2022

Olá, Maria! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo! 

Abraço! 

Equipe CPT.

Maria Ivone Gomes

28-09-2020

O maxixe que se compra vem com sementes . Deve- se dispensar as sementes ? As sementes dão amargo à polpa do maxixe ? O maxixe japonês tem amargo? As propriedades do maxixe caipira são as mesmas do maxixe japonês ?

Resposta do Portal Agropecuário

29-09-2020

Olá, Maria!

Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área para ajudá-la com os detalhes da produção.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa