4 razões para fazer inseminação artificial no gado leiteiro

Na inseminação artificial, a monta é substituída pela introdução do sêmen do touro melhorado na vulva da vaca

4 razões para fazer inseminação artificial no gado leiteiro

“Na inseminação artificial, a monta é substituída pela introdução do sêmen do touro melhorado na vulva da vaca. O aplicador atravessa a vagina e a cérvix da fêmea para que o sêmen diluído seja depositado na entrada do útero. Dessa forma, aumenta-se a probabilidade de fecundação do óvulo fértil”, ressalta Luis Fonseca Matos, médico veterinário e professor do Curso CPT Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo.

Graças à inseminação artificial, é possível maximizar o índice de cios da matriz, além de aumentar o potencial produtivo e reprodutivo das crias, já que é utilizado sêmen de touros reprodutores melhorados. Com isso, a produção do rebanho leiteiro apresenta melhoras significativas no padrão qualitativo e quantitativo do leite, o que garante ao pecuarista maior rentabilidade.

Com os programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros, nos quais estão inseridas técnicas de inseminação artificial, o pecuarista consegue alcançar seus objetivos, como aumentar o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Confira abaixo 4 razões para fazer inseminação artificial no gado leiteiro:

1. Seleção das melhores vacas leiteiras


A implantação de IA (Inseminação Artificial) na pecuária leiteira permite ao produtor coletar precisamente inúmeros dados sobre fecundação e parição das vacas do rebanho. Como resultado, torna-se mais simples selecionar as melhores vacas leiteiras, o que aumenta surpreendentemente a produtividade do gado de leite.

2. Crias com alto potencial genético


Com a IA, consegue-se maior número de touros reprodutores melhorados, ou seja, com elevada carga genética. Parece incrível, mas é possível gerar mais de cem mil descendentes de um único touro melhorado. Estes também produzirão sêmen de alto padrão genético posteriormente utilizado na IA de vacas leiteiras.

3. Rápido melhoramento genético


Propriedades que adotaram a inseminação artificial alcançam rápido melhoramento genético do gado leiteiro. Não apenas isso, elas conseguem esse resultado com baixo investimento, o que reduz significativamente os custos de produção. Tudo graças à compra de sêmen de touros superiores para produção leiteira.

4. Prevenção de doenças sexuais


Outra razão para fazer inseminação artificial nas vacas é porque não ocorre a cópula com o macho. Vale lembrar que, na monta, os touros podem transmitir doenças sexuais às vacas, o que gera prejuízos econômicos ao pecuarista. O mesmo não acontece com as vacas inseminadas artificialmente, já que o sêmen utilizado na IA apresenta alto padrão de qualidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite.

Leia o artigo "Melhoramento genético dos bovinos leiteiros promove aumento da produtividade."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 07-03-2020 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.