Infestação de carrapatos em bovinos - como acabar

Infestação de carrapatos em bovinos - como acabar. A infestação de carrapatos em bovinos começa na fase de larva; em seguida, passa para a fase de ninfa e, por fim, chega à fase adulta.

A infestação de carrapatos em bovinos começa na fase de larva; em seguida, passa para a fase de ninfa e, por fim, chega à fase adulta

Infestação de carrapatos em bovinos - como acabar

Atualmente, a pecuária bovina sofre com a infestação de carrapatos. Mais de 80% do rebanho nacional está infestado pelo parasita. Quando suga o sangue dos bovinos, os resultados não são nada satisfatórios. Os animais ficam fracos, perdem a energia, apresentam baixa conversão alimentar e perdem de peso. Sem falar que o gado reduz sua produtividade - no caso das vacas, diminui a produção de leite; já os bovinos de corte produzem menos carne (perda na carcaça).

Além disso, o carrapato pode transmitir doenças ao bovino, como a Tristeza Parasitária Bovina - uma das mais comuns. Mas quando a infestação é volumosa, os bovinos baixam sua imunidade de tal forma que facilita a ocorrência de várias doenças.

O carrapato infesta o bovino ainda na fase de larva; em seguida, passa para a fase de ninfa e, por fim, chega à fase adulta (pleno de sangue, pronto para cair). Quando cai, a fêmea coloca os ovos, que se transformam em larvas e permanecem na pastagem até infestar o gado novamente.

No corpo do bovídeo, o ciclo do carrapato chega a 21 dias. O ideal é fazer o controle antes que a fêmea do carrapato fique regurgitada (cheia de sangue). O tamanho adequado para iniciar o controle é quando o carrapato está no tamanho da cabeça de um fósforo.

Para aplicar o medicamento correto, é preciso coletar a fêmea adulta do corpo do bovino. Em seguida, a amostra deve ser enviada a laboratório (Embrapa) para que sejam realizados testes com vários produtos. Após os testes, será possível avaliar qual o melhor produto para a cepa de carrapato encontrada.

Para evitar que o carrapato chegue à fase adulta, uma medida eficaz é realizar banhos periódicos com pesticidas a cada 21 dias - período do ciclo do carrapato no corpo do bovino.

Existem tratamentos com efeito mais prolongado. São produtos aplicados diretamente no couro do animal, que serão absorvidos via sangue. Quando o carrapato suga o sangue, imediatamente ele se contamina. Nesse caso, como o medicamento atua por um tempo mais prolongado, não é preciso seguir o ciclo de 21 dias do carrapato.   

Infelizmente, muitos pecuaristas trocam os produtos contra carrapatos, continuamente, sem critério algum. Como consequência, o quadro dos bovinos se agrava ainda mais. Para evitar que isso ocorra, é vital que o pecuarista conheça bem o ciclo de vida do carrapato para tomar as medidas cabíveis. Além de medicamentos específicos para cada cepa de carrapato, há tratamentos alternativos, como a homeopatia.

Dentre os benefícios da homeopatia, está a facilidade de uso e redução do manejo. Além de não deixar resíduos no leite ou na carne bovina (sem período de carência). Mas a principal vantagem é que o medicamento homeopático não dá resistência ao parasita. Isso porque estimula o sistema imunológico dos bovinos, que se tornam ativos contra os parasitas.

Fonte: Realh e Globo Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância das Áreas Gado de Leite e Gado de Corte.

Andréa Oliveira 09-06-2017 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.