Programa Balde Cheio potencializa produção de pequenos pecuaristas

Programa Balde Cheio potencializa produção de pequenos pecuaristas. Implantado há 20 anos no país, o Programa Balde Cheio ajuda inúmeras famílias rurais em todo o território nacional.

Implantado há 20 anos no país, o Programa Balde Cheio ajuda inúmeras famílias rurais em todo o território nacional

Juan Travain de Souza, pequeno pecuarista leiteiro, há alguns anos, aderiu ao Programa Balde Cheio. Trata-se de um projeto da Embrapa no qual as propriedades rurais passam por treinamento especializado. Tudo em prol da melhora da qualidade do leite e do aumento na produtividade do rebanho. Em torno de três anos, a produção de Travain passou de 280 litros de leite – produzidos por 58 vacas, para 1,2 mil litros (produzidos por 66 vacas).

Segundo Marcelo de Castro, médico veterinário, o aumento na produtividade foi bastante significativo, sem a necessidade de ampliar as instalações. Além da parte técnica, o produtor aprimora seus conhecimentos na parte de gestão, como a elaboração de planilhas de custo e administração rural. Os profissionais da Embrapa também oferecem assistência desde a adequação às normas ambientais até as práticas de criação voltadas ao bem-estar animal.

Quando o rebanho é criado com conforto, em instalações adequadas, com manejos sanitário e alimentar de qualidade, os resultados são otimizados. Consequentemente, a produtividade do leite aumenta, assim como a rentabilidade dos negócios, afirmam Aloisio Torres de Campos e Maria de Fátima Ávila Pires, professores do Curso a Distância CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite em Livro+DVD e Online.

No Projeto Balde Cheio, a área utilizada para produção de leite comporta cerca de 60 vacas em um sistema semelhante ao confinamento. A diferença é que os animais pastejam, o que aumenta a performance do rebanho e, consequentemente, a sua produtividade. Com a adesão ao projeto, Travain ampliou os negócios com uma  agroindústria de iogurte natural. Além de aumentar o faturamento, o produtor gerou emprego para 25 famílias rurais.

O Programa Balde Cheio atende a todo o Brasil. Implantado há 20 anos no país, ele ajuda inúmeras famílias rurais em todo o território nacional. Somente em 2017, mais de mil famílias foram beneficiadas com o programa. Hoje, em Rondônia, são mais de 30 propriedades recebendo assistência especializada. Esta, aliada ao clima tropical, favorece a produção de forrageiras de qualidade, o que potencializa a produção do pequeno pecuarista leiteiro.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gado de Leite.

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 03-09-2018 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.