Saiba mais sobre desidratação por diarreia em bezerros

Saiba mais sobre desidratação por diarreia em bezerros.

A desidratação por diarreia em bezerros gera grandes prejuízos ao pecuarista

Saiba mais sobre desidratação por diarreia em bezerros

Na pecuária, um sério mal que acomete os bezerros é a desidratação. Além de comprometer a saúde do animal, gera grandes prejuízos ao pecuarista. Em alguns casos, o quadro de diarreia é tão grave que pode levar o bezerro a óbito. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nas primeiras semanas de vida do bezerro. Isso porque a autodefesa do organismo do animal ainda não está forte o bastante para protegê-lo de doenças bacterianas, viróticas ou causadas por protozoários.

Segundo especialistas, quando o bezerro apresenta diarreia, pode perder até 12% dos fluidos corporais, o que leve o bovino a uma severa desidratação em menos de 24 horas. Com isso, a saúde do animal se agrava ainda mais, pois, com a perda rápida de líquido, seu organismo entra em colapso e atinge o desequilíbrio eletrolítico - o que pode causar a sua morte. Portanto, é imprescindível acompanhar os bezerros recém-nascidos, com poucos dias de vida. Para tomara as medidas necessárias caso ocorram casos de diarreia.

A desidratação nos bezerros pode causar:

->Perda de peso corporal;
->Presença de olhos fundos;
->Secura das membranas e mucosas orais;
->Falta de elasticidade na pele;
->Morte.

Um dos agravantes do quadro de saúde do bezerro é devido à interrupção no fornecimento de leite ao bezerro. Com isso, o bezerro, além de desidratado, fica desnutrido e muito mais debilitado. É preciso que o bezerro continue a tomar o leite, pois ele proporciona hidratação ao animal, além de dar a ele os nutrientes necessários para que se fortaleça e ganhe novamente energia.

Pesquisas realizadas recentemente, comprovam que é necessário repor os eletrólitos eliminados na diarreia, assim como continuar a ministração de leite na dieta do bezerro para nutri-lo e hidratá-lo.  No mercado, há um excelente produto para o combate à desidratação do bezerro. Trata-se do Rehydion - desenvolvido pela Ceva Saúde Animal. Ele é um suplemento mineral, que ajuda a estabilizar o equilíbrio hídrico e eletrolítico de bezerros desidratados.

O produto é composto por eletrólitos ealcalinizantes, que não alteram o pH do abomaso e, com isso, ajudam na nutrição e hidratação do jovem bovino. Para fornecê-lo ao bezerro, basta adicionar o suplemento ao leite que, em poucos dias, o animal se recupera.

Fonte: Agrolink.

Conheça o Curso a Distância CPT  Técnicas para Produzir mais Bezerros, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por José Olavo Borges Mendes Júnior, médico veterinário, pela Universidade Federal de Uberlândia, e Mestre em Animal Sciences pela Colorado State University.

Andréa Oliveira 06-04-2017 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.