Pimenta-do-reino: controle da podridão das raízes ou fusariose

O produtor de pimenta-do-reino deve tomar os devidos cuidados com suas pimenteiras para que estas não sejam atacadas por doenças, como a podridão das raízes e secamento dos ramos, o que prejudicaria severamente a produtividade das plantas. Para evitar tamanho prejuízo, o cultivo de pimenta-do-reino

Reconhecida por muitos agricultores como uma das mais severas doenças que atacam a pimenta-do-reino, a podridão das raízes pode matar a planta e prejudicar a sua produtividade

O produtor de pimenta deve tomar os devidos cuidados com suas pimenteiras para que estas não sejam atacadas por doenças, como a podridão das raízes ou fusariose, o que prejudicaria severamente a produtividade das plantas. Para evitar tamanho prejuízo, o cultivo de pimenta-do-reino deve ser submetido a um controle rigoroso e constante. Dessa forma, a disseminação dessa doença fúngica será evitada e a produtividade das pimenteiras ocorrerá normalmente.

Reconhecida por muitos agricultores como uma das mais severas doenças causadas por fungo, a fusariose, ou podridão das raízes, é gerada pelo fungo Nectria haematococca f. sp. Piperis. Geralmente, o ataque das raízes da pimenteira ocorre na época das chuvas. Entretanto, a detecção da doença só acontece na estiagem.

Com a progressão da doença, o sistema radicular da pimenteira vai apodrecendo gradualmente. A podridão atinge primeiramente as raízes e depois os ramos. As folhas amarelecem, murcham e caem. Por fim, sem folhas, a pimenteira-do-reino morre.

Em casos mais graves, a fusariose pode atingir 30 cm acima da superfície do solo, espalhando-se rapidamente. Em menos de dois anos toda a plantação é dizimada gerando danos econômicos imensuráveis ao produtor rural.

Como detectar a fusariose:

Verifique se há uma lesão escura no nó do ramo da pimenteira. Se a doença já estiver evoluído bastante, a lesão segue para cima e para baixo do ramo principal da planta. Isso faz com que os ramos laterais sequem e caiam.

Segundo o Barachisio Lisboa Casali, do Curso Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino, se houver uma exsudação escura e brilhante na base da pimenteira, ela deve ser submetida imediatamente a um controle severo, pois provavelmente tenha sido acometida pela fusariose.

Como controlar a fusariose:

1. Um dos principais meios de evitar a podridão das raízes da pimenteira é a prevenção. Por isso, a cultura da pimenta-do-reino deve ser inspecionada constantemente para averiguar se alguma pimenteira foi atacada pelo fungo.

2. Caso a inspeção não tenha sido feita e a cultura tenha sido atacada pela fusariose, o produtor deverá imediatamente retirar as plantas doentes para que a doença não se dissemine para as outras pimenteiras.

3. Um outro meio preventivo é proceder ao plantio alternado de árvores como o nim, entre os pés de pimenta-do-reino. Com isso, a temperatura e a evapotranspiração na área serão diminuídas, o que impede a proliferação do fungo.

4. No período chuvoso, o agricultor deve drenar bem o solo onde a cultura de pimenta-do-reino está implantada, pois o fungo se desenvolve muito bem em locais com alta umidade. Já no período de estiagem, a pimenteira deve ser irrigada conforme o costume do produtor.

5. Durante a inspeção, se o produtor rural detectar ramos amarelados na pimenteira-do-reino, estes devem ser imediatamente podados até 50 cm abaixo do ponto de penetração da planta.

Outras medidas de controle deverão ser adotadas, conforme o grau da doença. Inclusive a aplicação de produtos químicos nas pimenteiras. Para isso, um engenheiro agrônomo de confiança deverá ser consultado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Embrapa.

Andréa Oliveira 09-04-2015 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

jose carlos dos santos

26-03-2019

Andreia tenho uma pequena plantação de pimenta do reino mas estar ocorrendo uma doença tipo a que você explicou nos seus comentários e não sei o que fazer ou seja o que aplicar.

Resposta do Portal Agropecuário

27-03-2019

Olá Jose,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sugerimos consultar um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

André Yoji Tanaka

15-01-2019

Bom dia, tenho dúvidas referente a alguns produtos colocados direto no solo como trichoderms. Será q dá certo para combater a fusariose

Resposta do Portal Agropecuário

15-01-2019

Olá André,

Agradecemos a visita e comenário em nosso site. Sugerimos que consulte um especialista na área para informar uma medica eficaz. Mas na internet é você encontra resultados positivos do controle da fusariose com o uso do Trichodermil, também tem mostrado resultado positivo o controle com a planta nim. Clique aqui para ler.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto