Criação comercial de cutia

No Brasil, a criação e comercialização de cutia e de outras espécies da fauna silvestre como animais de estimação, ou produtos provenientes desses animais como a carne e o couro, até bem pouco tempo atrás, só era feita de forma ilegal

Criação de cutia conta com muitas vantagens para o criador

criação de cutia

No Brasil, a criação e comercialização de cutia e de outras  espécies da fauna silvestre como animais de estimação, ou produtos provenientes desses animais como a carne e o couro, até bem pouco tempo atrás, só era feita de forma ilegal. Para atender esse mercado ilegal, os animais eram capturados no seu habitat natural, caçados e abatidos clandestinamente. Com isso, houve uma grande diminuição de espécies e espécimes da nossa fauna, que é o caso da cutia, por exemplo.

As cutias são consideradas a versão diurna das pacas. São animais muito semelhantes, inclusive com relação à classificação zoológica. São parentes próximos. Enquanto a paca tem o hábito noturno, a cutia tem o hábito estritamente diurno. No criadouro, esse fato facilita muito o manejo e a observação dos animais.

O tempo de gestação das cutias é de 117 dias, aproximadamente. A fêmea apresenta um cio logo após o parto. Sabemos que a fêmea está no cio, observando o macho bater a pata traseira no chão, fazendo um grande barulho. Os filhotes podem ser sentidos, fazendo-se o toque abdominal a partir do primeiro mês de gestação. Elas têm dois partos por ano, sendo que na maioria das vezes são gemelares, ou seja, parem gêmeos.

Segundo o conceito de domesticação de uma espécie, é necessário que os animais em questão se reproduzam sobre o controle humano, forneçam um produto ou serviço ao homem, tenham sido domados ou amansados e, finalmente, selecionados de espécies silvestres. Para que a criação de cutias passe a ser economicamente viável, existe a necessidade de se aumentar o número de animais abrigados em cada área, o que requer um certo nível de adaptação ao cativeiro, já que  as cutias são animais solitários e só se encontram para reprodução.

O sucesso da criação em cativeiro depende apenas do conhecimento de seus hábitos reprodutivos, de um bom manejo, de uma alimentação sadia e balanceada, higiene e de cuidados sanitários. Um animal criado em cativeiro é muito mais dócil e de fácil manejo do que um animal selvagem introduzido no plantel. Considera-se plantel o conjunto total de animais de um rebanho ou criação.

As experiências de criação de cutias em cativeiro estão apenas começando. Por isso, o que conta é a experiência de criadores que se dedicam a esta atividade, o que também acaba gerando uma diversidade de modelos de criação e sistemas de manejo que varia a cada região.

Para auxiliar os criadores, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação Comercial de Cutia. O coordenador do curso, Fábio Morais Hosken, orienta que um animal criado em cativeiro é muito mais dócil e de fácil manejo do que um animal selvagem introduzido no plantel.

Beatriz Lazia 04-11-2011 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Ed

03-09-2019

Queria ter algumas informações!

Resposta do Portal Agropecuário

04-09-2019

Olá Ed,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso sobre criação de cutias.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

ANDERSON KOBUS

25-04-2019

Boa tarde, falo de Foz do Iguaçu no Paraná. Gostaria de começar uma criação de cutia. Como devo proceder e onde consigo as matrizes? Desde já, obrigado.

Resposta do Portal Agropecuário

26-04-2019

Olá Anderson Kobus,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é que primeiramente, procure o órgão ambiental da sua cidade, para que eles lhe informem as diretrizes municipais e/ou estaduais para a criação de animais silvestres.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

 

 

Rômulo Pereira de Novais

24-03-2019

Tenho interesse em criar cutias .... gostaria de saber como faço pra fazer o curso

Resposta do Portal Agropecuário

25-03-2019

Olá Rômulo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Emanuel junior

12-03-2019

Olá, ganhei há uns 4 anos atrás um casal de filhotes nascidos em viveiro, o dono das matrizes adquiriu os exemplares dele de um criador legalizado, por sua vez as matrizes dele reproduziram e ele me deu dois filhotes, os meus cresceram e se reproduziram e eu não tenho mais a cópia do documento que comprova sua origem, neste caso o que eu posso fazer para evitar problemas?? Pois amo meus bichinhos.

Resposta do Portal Agropecuário

12-03-2019

Olá, Emanuel!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Zélis Pereira

28-01-2019

Bom Dia, Gostaria de saber sobre o projeto para criação de cotia, espaço para manejo, especificações na legislação, como conseguir autorização no estado da Bahia ( se é pelo INEMA ou IBAMA) E FATORES SOBRE MANEJO.

Resposta do Portal Agropecuário

28-01-2019

Olá Zélis,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Anderson costa

15-11-2018

Gostaria de saber mas a respeito sobre o curso de criação de cutias! Obrigado!

Resposta do Portal Agropecuário

16-11-2018

Olá Anderson,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto