Criação de coelhos - principais doenças

Nos últimos anos, o interesse pela criação de coelhos tem crescido bastante

Para ter sucesso na criação de coelhos, o criador deve ter conhecimento das principais doenças e de seus tratamentos

  criação de coelhos

Nos últimos anos, o interesse pela criação de coelhos tem crescido bastante. Isso se deve principalmente ao seu potencial de produção de carne de elevado valor nutricional e de pele de excelente qualidade, tudo isso com um mínimo de investimento por parte do criador.

No entanto, para que o criador alcance o sucesso desejado com sua criação, é necessário que ele atente-se a algumas orientações para uma correta criação.  A fim de colaborar com os criadores e demais interessados, abordaremos abaixo algumas orientações a respeito das principais doenças que acometem os coelhos. Confira:

Timpanismo

Esta é uma doença não infecciosa causada pela ingestão de alimentos fermentados, ricos em umidade e pelo uso de alimentos ricos em amido e facilmente fermentáveis. Os sintomas são a perda de apetite, prostração e dificuldades respiratórias. Um dos tratamentos consiste na utilização de óleo ou azeite por via oral.

Calosidade

Trata-se de um ferimento que ocorre na face inferior das patas, provocado pelo excesso de umidade e sujeira no piso da gaiola e também quando se tem irregularidades no piso. O tratamento é feito por meio de aplicação de produto cicatrizante na ferida.

Febre vitular

Essa doença é provocada pela deficiência mineral, principalmente de cálcio. O sintoma mais comum é a paralisação dos membros posteriores. O tratamento, quando precoce, é feito à base de injeções de cálcio.

Coriza

É caracterizada pelo aparecimento de corrimento nasal, podendo também apresentar febre, perda de apetite e tosse. As principais causas são o alto grau de umidade nos criatórios, ventilação excessiva e queda brusca da temperatura. O tratamento é feito à base de antibióticos paralelamente à eliminação das principais causas descritas acima.

Conjuntivite

Caracteriza-se por uma inflamação da mucosa ocular, provocando lacrimejamento constante. Pode se desenvolver a partir de irritação causada por poeira, pelo ato de esfregar os olhos ou por infecção bacteriana. Para o tratamento, deve-se aplicar colírio à base de cloromicetina.

Mixomatose

É uma doença virótica, altamente contagiosa, provocando elevado índice de mortalidade, tendo como principal vetor o mosquito. Os sintomas dessa doença são a perda de apetite, febre, dificuldade em respirar, inchaço e formação de crostas nas pálpebras, focinho e boca. A vacinação se mostra eficiente em regiões onde a doença se registrou.

Para maiores informações, consulte o curso Coelhos Técnicas de Criação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito das principais características dos coelhos, planejamento da criação, instalações e equipamentos, reprodução e manejo da criação, entre outras. Leia também nosso outro artigo Raças de coelhos.

Beatriz Lazia 25-03-2013 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.