Criação de javali

O consumo de carne de animais silvestres, entre eles o javali, sempre terá o atrativo do exótico e, nos dias de hoje, com a preocupação com o consumo de gordura e colesterol, os moradores dos grandes centros urbanos têm mostrado cada vez mais interesse no consumo de uma carne saborosa e saudável

O javali é uma das espécies silvestres mais procuradas

  Javali

O consumo de carne de animais silvestres, entre eles o javali,  sempre terá o atrativo do exótico e, nos dias de hoje, com a preocupação com o consumo de gordura e colesterol, os moradores dos grandes centros urbanos têm mostrado cada vez mais interesse no consumo de uma carne saborosa e saudável. Para garantir este mercado, cabe principalmente aos produtores de javali controlarem o seu cruzamento com o porco doméstico.

Para o criador de javali um maior controle do cruzamento do javali com o porco doméstico é importante porque: a) garante a qualidade do produto; b) protege o consumidor, que não será lesado por comprar "gato por lebre"; e, finalmente, c) garante a manutenção dos ganhos obtidos com a comercialização da carne de javalis que sempre vai ser um produto nobre, destinado a um mercado consumidor de maior poder aquisitivo, em virtude dos maiores custos de produção em relação ao porco doméstico ou do javaporco.

A carne de javali apresenta uma coloração escura e com sabor mais forte; também é mais magra (5% de gordura) e não tem as estrias gordurosas presentes na carne de porco doméstico que, por sua vez, pode chegar a ter 28% de gordura. A carne desse animal é boa para pessoas que fazem dieta de emagrecimento ou têm controle de colesterol por ser mais magra que a de porco ou a de boi. O couro de javali apresenta as mesmas características do couro de porco. No Brasil, o couro de porco já é comercializado e é encontrado no mercado como couro de "antílope".

Outra alternativa de renda para o criador é a comercialização de animais vivos, vendidos como matrizes e reprodutores. Este é um mercado em alta, uma vez que é crescente o número de produtores rurais interessados na criação de espécies animais alternativas. O javali vive em muitos tipos de habitats mas, geralmente, são encontrados em florestas com vegetação densa. Os indivíduos dessa espécie podem construir abrigos no meio do capim ou aproveitam as tocas abandonadas por outros animais. Os javalis gostam de se espojar na lama e, se puderem, ficam horas fazendo isso.

Javalis têm fama de animais agressivos e ferozes. Na realidade, são animais que, em condições naturais, são muito aptos a se defenderem dos predadores naturais e por este motivo a sua caça sempre foi muito valorizada, por mostrar o valor e a valentia do caçador.

Muitas das técnicas empregadas no manejo de javali são baseadas nas mesmas práticas utilizadas e descritas em manuais de suinocultura com algumas adaptações. Fatores como disponibilidade de recursos financeiros, área, matrizes e reprodutores, água e vegetação arbórea e/ou arbustiva, devem ser levados em conta na hora da escolha dos diferentes sistemas de criação que podem ser utilizados para o manejo de javalis.

Para auxiliar os produtores que desejam criar javalis, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação de Javali. Neste curso, os criadores receberão orientações a respeito de instalações, genética, manejo, nutrição, sanidade e reprodução de javalis. O coordenador do curso, Sérgio Luiz Gama Nogueira Filho, afirma que o melhor é a construção de instalações específicas para a criação de javalis.

Beatriz Lazia 04-11-2011 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.