Criação de periquitos australianos

Atividade em grande expansão tanto para lazer quanto para comércio

Os periquitos australianos são de constituição robusta e de criação muito fácil, poucos são vulneráveis a doenças. A criação trata-se de uma distração encantadora e a venda de seus numerosos filhotes permitem o retorno das despesas feitas com esse magnífico entretenimento. Os periquitos australianos são imitadores naturais, se deixados sozinhos, longe da companhia de outros periquitos, eles reproduzirão quaisquer sons que ouvirem.

As razões pelas quais as pessoas se interessam por esses pássaros são inúmeras, mas podemos fazer uma divisão em três motivos. Vejamos: - vontade de adquirir um único pássaro; - intenção de criar uma grande quantidade, interessado na coloração, sem desejar participar de campeonato; - propósito de participar de torneios e campeonatos (seleção genética).

Um cuidado especial deve ser tomado na hora de adquirir as matrizes, deve-se ter sempre em mente a procura por aves saudáveis e de preferência jovens. Para êxito nesta busca, vale ressaltar a paciência, pois as visitas às lojas ou criadouros é de vital importância. O local deve satisfazer à questão básica de higiene e saúde.

Encontrado o local, passa-se à escolha dos pássaros. Devem ser observados pernas, pés, região ao redor do bico e se as narinas estão completamente limpas e lisas, livres de qualquer infestação. Escolha periquitos que tenham sido anilhados. Tente adquirir pássaros do ano corrente ou, no máximo, do ano anterior.

É muito importante considerar a temperatura do lugar onde ficarão as gaiolas. O ideal é que elas sejam mantidas no nível dos olhos. Isto porque os periquitos podem se sentir ameaçados pelo movimento das pessoas se a gaiola for mantida em nível superior ou inferior.

Existem, basicamente, duas formas distintas utilizadas para a reprodução do periquito australiano. Uma é a criação em colônia, onde vários casais dividem o mesmo viveiro, simulando as condições naturais. A outra acontece em gaiolas, onde cada casal ocupa uma gaiola separadamente.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação de Periquitos Australianos. Neste curso, o coordenador Renato Azevedo Uchôa orienta a respeito do local ideal para a criação, das instalações e dos equipamentos, da reprodução, do manejo alimentar e sanitário, além de campeonatos e comercialização. Leia também nosso outro artigo a respeito da criação: Criação e manejo de periquitos australianos.

Beatriz Lazia 01-12-2011 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.