Comercialização agrícola

Conhecer o mercado e as estratégias de venda dos produtos garante lucros ao produtor rural

O modo de praticar ou fazer a comercialização, para muitos, é uma habilidade inata, um dom para negócios, uma questão de bom-senso. Entretanto, como ciência, a comercialização apresenta várias técnicas que, combinadas a uma "filosofia" de como administrar adequadamente as questões, podem ampliar, substancialmente, o sucesso da atividade.

O produtor para comercializar adequadamente a sua produção deve levar em consideração algumas medidas básicas que se constituem em pontos chaves de comercialização, podendo esses propiciar aos empreendimentos maiores lucratividades. Estes pontos podem ser usados independentemente do produto, do lugar e das circunstâncias em que se encontram.

É importante que o produtor saiba que nunca se deve entrar ou permanecer numa atividade de produção e comercialização sem se estar bem informado dos riscos e oportunidades que essa oferece. É principalmente na hora da comercialização que se descobre que não se tem informação suficiente e adequada.

Dessa forma, quase sempre o indivíduo se vê em situação de apuro ou de dúvidas sobre o que fazer para comercializar o produto, e a busca por informações deve ser feita por todos os meios. O melhor é dispor de um sistema de informações ao qual se possa recorrer sempre que preciso, com segurança e rapidez.

A maior parte dos produtos agrícolas, ao serem colhidos, não estão prontos para consumo. Quase todos os produtos precisam sofrer algum tratamento ou preparo antes de chegar à mesa do consumidor. O tratamento pode se resumir a uma simples operação de limpeza, um processo de embelezamento, como: polimento, aparas, aromatização, desinfecção, embalagem, rotulagem, marca, padronização, classificação e até mesmo a um processo mais complexo de transformação agroindustrial.

Além disso, o produto precisa ser transportado, armazenado, promovido e financiado para que o consumidor possa adquiri-lo no tempo certo, no lugar certo e da forma desejada. Tudo isso chama-se: agregar valor ao produto, ou seja, uma laranja lavada tem mais valor do que uma laranja não lavada. Uma fruta polida tem mais valor agregado do que uma não polida. É importante que o produtor saiba que todo processo de agregação de valor representa um processo de diferenciação do produto.

Para ajudar o produtor na valorização da comercialização dos produtos, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Comercialização Agrícola. Neste curso, serão dadas informações a respeito de administração da comercialização agrícola, agregação de valor ao produto, estratégias, entre outras. O coordenador do curso, Alberto Martins Rezende, orienta que  os consumidores buscam qualidade no produto que desejam comprar e cabe ao produtor fornecê-las.

Beatriz Lazia 19-10-2011 Administração Rural

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