Produção de tilápias

Devido ao conjunto de técnicas adotadas na criação de tilápias, estas se destacam na piscicultura nacional e permitem elevada produtividade, quando comparadas a outras espécies.

 

Os investidores que tiverem aptidão para produção de tilápia, não vão se deparar com problemas de mercado

 

Tilápia originária do Rio Nilo, na África

Devido ao conjunto de técnicas adotadas na criação de tilápias, estas se destacam na piscicultura nacional e permitem elevada produtividade, quando comparadas a outras espécies.  Além disso, o mercado consumidor para esse peixe está em expansão, permitindo que novos produtores possam ingressar na atividade, sem que isso resulte em queda no preço da carne.

Segundo o engenheiro de pesca Taciano Cézar Freire Maranhão, chefe do Centro de Pesquisa em Aquicultura do Instituto Ambiental do Paraná, "a perspectiva para tilápia é muito boa. Hoje, o mercado mundial encontra-se com falta de pescado muito grande. Estima-se que só de pescado de água doce, o mercado americano apresenta uma demanda de 50.000 toneladas de tilápia. No Brasil, São Paulo e Minas Gerais apresentam um déficit de mais ou menos 12.000 e 6.000 toneladas de peixe de água doce, respectivamente".

Atualmente, a população brasileira não tem o hábito de comer peixe, a média de consumo está na faixa 6,5 kg, enquanto, no Japão, esse valor é de 17,0 kg/pessoa. Porém, os investidores  empresários que tiverem aptidão para produção de tilápia, não vão se deparar com problemas de mercado. Mas, quando visarem a um mercado extra-estadual, ou à exportação, devem montar estruturas básicas que permitam a expansão da produção e da comercialização.

Os estados do sul do Brasil e os países vizinhos, como a Argentina, o Uruguai e o Paraguai são mercados em potencial, pois, devido às características de clima local, eles dificilmente terão o filé da tilápia sendo produzido em larga escala nos próprios países.

No curso Criação de Tilápias elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas você encontrará as informações necessárias para ingressar nessa atividade de forma eficiente, obtendo bons lucros. Leia também nosso outro artigo Aprenda quais são as técnicas de cultivo de tilápias.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Além da venda dos filés de tilápia, o produtor poderá vender também a pele (couro), que é considerada um subproduto da criação com valor considerável no mercado. Ela é vendida a curtumes que, após o processamento específico, dão cor e forma ao couro, e esses são utilizados para produção de bolsas, pastas, casacos dentre outros.

As tilápias também podem ser comercializadas vivas. Dessa forma, são normalmente destinadas a pesque-pagues, que é uma boa possibilidade de  negócio. Elas devem ser transportadas em caminhões especiais. Assista ao vídeo abaixo e confira uma prévia do que o curso aborda!

http://www.youtube.com/watch?v=wT5Eikyiu7I

Patrícia Tristão 31-05-2010 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Elcio Marques da Costa

26-09-2023

Bom dia. Estou pesquisando, comecei a fazer alguns testes para criação de tilapia, começando com um cx daqua de 500 lts. E estou procurando.me aprimorar na criação. Obrigado

Resposta do Portal Agropecuário

27-09-2023

Olá, Elcio Marques da Costa! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT