Produção de peixes chega a mais de 500 mil toneladas no Brasil

Produção de peixes chega a mais de 500 mil toneladas no Brasil. Criar peixes tornou-se um negócio lucrativo e promissor, com perspectivas de crescimento para os próximos anos.

No ano passado, no Brasil, a produção de peixes da aquicultura chegou a um total de 507,12 mil toneladas

Produção de peixes chega a mais de 500 mil toneladas no Brasil

"No Brasil, criar peixes tornou-se um negócio lucrativo e promissor, com perspectivas de crescimento para os próximos anos. Portanto, vale a pena investir nesse mercado que, a cada ano, aumenta a demanda. Além do surgimento de novas técnicas, foram desenvolvidos novos sistemas de criação, que potencializam ainda mais a produtividade dos peixes, afirma Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura da Área Piscicultura.

De acordo com os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal divulgada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano passado, no Brasil, a produção de peixes da aquicultura chegou a um total de 507,12 mil toneladas - um aumento de 4,4% quando comparada à produção em 2015. Rondônia foi o líder do ranking com 90,64 mil toneladas - o equivalente a 17,9% do total da produção nacional de peixes.

Em 2016, a produção de tilápia foi a mais relevante dentre os demais peixes. O país produziu 239,09 mil toneladas - o equivalente a 47,1% do total da piscicultura (9,3% a mais em relação a 2015). Quanto à produção de camarão da aquicultura, esta chegou a 52,12 mil toneladas (26,1% a menos em relação a 2015). Mas a redução na produção de camarões veio dos efeitos nocivos do vírus da mancha branca, que acometeu muitos criatórios no Nordeste.

Já Santa Catarina produziu 20,83 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras em 2016, além de concentrar 97,9% de toda a produção brasileira - embora tenha havido uma queda de 1,3% na performance do estado devido à maré vermelha. Dos 10 municípios principais produtores, nove são catarinenses, dentre os quais Palhoça ganhou a liderança do ranking, com 65,7% da produção total do país.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira o artigo "Peixes são monitorados para controle sanitário" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 04-10-2017 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.