Saiba quais são os tipos de infraestrutura para produção de peixes ornamentais

As instalações mais utilizadas na produção comercial de peixes ornamentais são as de tanques de terra

Quando há maior necessidade de renovação de água e manejo intenso, a instalação mais adequada para produção de peixes ornamentais é a de tanques de alvenaria

 

Produção de peixes ornamentais

As instalações mais utilizadas na produção comercial de peixes ornamentais são as de tanques de terra, os viveiros, os tanques impermeabilizados, de alvenaria e pré-fabricados, incluindo as caixas d’água, os aquários e as estufas. É importante que o produtor saiba que, em relação aos tanques utilizados em pisciculturas, as instalações devem ser apropriadas para cada espécie e, se possível, para cada fase da vida do peixe.

Os tanques são classificados em dois grupos: os de terra e os impermeabilizados. Os de terra são aqueles que mantêm o contato da água com o solo, como os açudes, as represas, os tanques escavados e os viveiros; já os impermeabilizados são aqueles nos quais a água não mantém contato com o solo.

Quando se trata de tanques escavados com tamanhos superiores a mil e quinhentos metros, recomenda-se  utilizar o sistema de monge. Este sistema de escoamento de água serve como um ladrão, ou seja, em caso de enxurrada, favorece o controle da profundidade do tanque e permite um gradativo escoamento da água para despescas.

Quando há maior necessidade de renovação de água e manejo intenso, a instalação mais adequada é a de tanques de alvenaria. Já o tanque de concreto utiliza formas metálicas, podendo ter malha de vergalhão, o que confere mais resistência para tamanhos maiores, além de serem mais econômicos.

Outra instalação bastante usada nas criações de peixes ornamentais é a caixa d’água. Caixas plásticas ou de fibra são de pronto uso. Já a caixa de amianto deve ser pintada com tinta à base de látex, pois ela provoca bruscas alterações no pH e pode liberar substâncias tóxicas.

Em relação à construção dos aquários, basta adquirir os vidros na medida desejada e fazer a colagem utilizando cola à base de silicone. Existem colas de diversas marcas, porém é importante que o produtor observe quais são  próprias para construção naval, pois estas possuem fungicidas que são tóxicos aos peixes.

Pode-se afirmar com segurança que a estufa é uma estrutura fundamental para a criação comercial de peixes ornamentais, pois ela permite que o produtor realize desovas durante os meses de inverno, aumentando, assim, a sua produção e possibilitando a comercialização dos peixes nas épocas de alta do mercado.

Para mais informações, consulte nosso artigo Produção de peixes ornamentais. Caso tenha interesse em conhecer a fundo como iniciar uma produção, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Peixes Ornamentais. Neste curso, o doutor em zootecnia Manuel Vazquez Vidal Júnior orienta o criador de peixes ornamentais em relação à infraestrutura, à nutrição, à reprodução, à alevinagem, entre outros temas de seu interesse. Confira também uma prévia do vídeo que acompanha o curso!



Beatriz Lazia 09-02-2012 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.