Comercialização agrícola - utilidade agregada ao produto aumenta o desejo do consumidor

Os desejos dos consumidores reais e potenciais podem ser traduzidos em termos das utilidades que a comercialização agrícola incorpora aos bens e serviços

Na comercialização agrícola, existem várias formas de agregar utilidade aos produtos, uma delas é satisfazer o consumidor, suprindo suas expectativas

  comercialização agrícola

Os desejos dos consumidores reais e potenciais podem ser traduzidos em termos das utilidades que a comercialização agrícola incorpora aos bens e serviços. A utilidade é a quantidade que faz com que um bem seja desejado ou procurado, ou seja, a capacidade que esse produto possui de satisfazer o consumidor. Nesse aspecto, a definição de comercialização como "o processo que cria e transfere utilidades" é particularmente significativa. O processo de criar e transferir utilidades é a própria função da comercialização.

O conceito de utilidade também pode ser entendido, na prática, como o conceito de valor adicionado ou agregado ao produto. Ou seja, quando se incorpora uma utilidade ao produto, por meio de uma função de comercialização, o produto tem o seu valor aumentado, que pode ser igual ou maior que o custo de fazer tal função de comercialização.

Existem vários tipos de utilidades de comercialização. Abordaremos alguns deles:

Utilidade de tempo

É a satisfação que o consumidor tem de poder contar com o produto na hora desejada ou procurada. Dar utilidade de tempo ao produto é, por exemplo, ter um produto armazenado para ser comercializado sempre que houver demanda.

Utilidade social

É a satisfação que o consumidor tem de comprar um produto ou serviço que proporcione bem-estar para a comunidade. Dar utilidade social a um produto é colocar alguma qualidade no produto que dê bons resultados como um todo. Isso pode ser feito, por exemplo, no caso de se usar uma embalagem não poluente ou biodegradável em seus produtos.

Utilidade de segurança na expectativa

É a satisfação que o consumidor tem na segurança de expectativa com relação a uma promessa qualquer na comercialização de um produto ou serviço, como qualidade, assistência técnica, prazo de pagamento, juros, atendimento, entre outros. Dar utilidade de segurança de expectativa a um produto, por exemplo, é garantir que a sua qualidade irá durar o período de tempo prometido ou anunciado.

Utilidade de forma

É a satisfação que o consumidor tem da forma como o produto se apresenta para consumo. Um exemplo disso pode ser o leite pasteurizado, leite em pó, leite aromatizado, leite condensado, entre outras formas. Dar utilidade de forma ao produto é uma função particular da comercialização, que pode desempenhá-la por meio de diversas funções, por exemplo, por meio do beneficiamento e do processamento industrial.

Para maiores informações, consulte o curso Comercialização Agrícola, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelos professores Alberto Martins Rezende e Marília Fernandes Maciel Gomes. O curso conta com orientações a respeito do conceito da comercialização, características da comercialização, agregação de valor ao produto, margens de comercialização, entre outras. Leia também nosso outro artigo Dicas a respeito da comercialização de produtos agrícolas.

Beatriz Lazia 06-03-2013 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.