As plantas condimentares são bem aceitas em todas as cozinhas do mundo

As plantas condimentares, que também são chamadas de especiarias, são usadas na culinária para enriquecer os alimentos com diversos sabores diferentes

Plantas condimentares podem ser, facilmente, cultivadas para fins comerciais em pequena e média escalas

plantas condimentares

As plantas condimentares, que também são chamadas de especiarias, são usadas na culinária para enriquecer os alimentos com diversos sabores diferentes. Eles constituem uma das bases da gastronomia, sendo utilizadas também na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais especiarias utilizadas são: gengibre, cravo, pimenta, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.

As plantas condimentares tiveram grande aceitação nas cozinhas do mundo, devido ao seu gosto requintado, ao seu aroma diferente e à beleza que levam aos pratos, tornando-os diferentes e apetitosos. Nessas ervas, é possível encontrar os mais variados sabores e cheiros, estes responsáveis por estimular os sucos digestivos, favorecendo a digestão.

Além dessas características apetitosas, tais ervas contam ainda com a ação terapêutica. Por exemplo, a canela é um poderoso germicida; o coentro é antisséptico e tem ação contra gases; a noz moscada é utilizada contra cólicas renais, inibe a formação de gases, auxilia a digestão e ainda é antisséptica.

Mas é preciso que fique claro ao produtor que deseja cultivar tais ervas que o momento e a forma da colheita, de beneficiamento e a forma de utilização dessas ervas condimentares afetam consideravelmente em suas propriedades terapêuticas. Sendo assim, para cada planta, dependendo da parte que será utilizada (se são as folhas, flores, raízes, talos, entre outros), há um melhor momento para realizar a colheita para obter o máximo de princípios ativos.

A colheita e o beneficiamento devem ser feitos de acordo com regras que permitem a conservação de tais princípios ativos. Além disso, deve-se saber combinar as ervas com os alimentos, para obter o máximo de seu aroma e sabor, evitando combinações desagradáveis ao paladar.

Para o cultivo das plantas condimentares, estas podem ser cultivadas em escala comercial, com possibilidade de sucesso, caso haja um mercado adequado para sua venda. Nesse sentido, é de extrema importância levar em consideração a proximidade do mercado consumidor, no caso do cultivo e da comercialização de plantas frescas. No caso de plantas secas, que podem ser vendidas para mercados mais distantes, é preciso avaliar a forma e o custo do transporte.

Fatores como escolha do local e escolha das espécies devem ser levados em conta quando se deseja iniciar o cultivo de plantas condimentares. Além disso, a produção de mudas e o plantio também influenciam no sucesso da produção. O  produtor deve se ater às técnicas de cultivo das plantas condimentares, desde o preparo do solo até os tratos culturais que devem ser dispensados.

A colheita também é um procedimento de extrema importância para o sucesso da produção. O ponto de colheita irá variar de acordo com o órgão da planta que será coletado, como já foi mencionado acima. Além disso, o estádio de desenvolvimento da planta, a época do ano e a hora do dia também são fatores que influenciam no ponto certo da colheita.

Existem algumas regras gerais, quanto ao estádio de desenvolvimento mais favorável à colheita, que são:

- quando as partes a serem colhidas forem as folhas e os talos, a coleta deve ser feita antes que a planta floresça, pois haverá maior concentração de substâncias ativas nesses órgãos;

- em algumas plantas, os princípios ativos encontram-se igualmente nas folhas e flores, portanto, podem ser colhidas antes ou durante o florescimento (por exemplo, o alecrim, o manjericão e a manjerona);

- quanto às flores, elas devem ser colhidas plenamente desenvolvidas e abertas.

Para maiores informações, consulte o curso Cultivo e Uso de Plantas Condimentares, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito do cultivo, produção de mudas, plantio, colheita e conservação das plantas condimentares. Leia também nosso outro artigo Cultivo e uso de plantas condimentares.

Beatriz Lazia 17-10-2012 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.