Benefícios do colostro para o bezerro neonato

O colostro é um alimento rico em proteínas, ou imunoglobulinas, que imunizam o organismo do bezerro neonato

Benefícios do colostro para o bezerro neonato

Assim que pare o bezerro, a vaca produz o colostro por até três dias subsequentes. Diferentemente do leite comum, ele é um alimento nutritivo, com menor teor de lactose e rico em vitaminas, minerais e gorduras, além das proteínas, chamadas imunoglobulinas. Estas últimas são anticorpos, que imunizam o organismo do bezerro neonato, a partir das primeiras horas do nascimento.

Funções das imunoglobulinas do colostro


São três as imunoglobulinas presentes no colostro. Temos a IgG, transferida pela corrente sanguínea ao fim da gestação, com a função de assegurar a imunidade sistêmica do organismo do bezerro neonato. Já as outras duas, a IgM e a IgA, são produzidas na própria glândula mamária da vaca, com a função de garantir a imunidade local do intestino do bezerro recém-nascido.

Primeiras 12 horas após o nascimento


Como a placenta da vaca não transmite anticorpos para o feto, ela produz o colostro com imunoglobulinas, responsáveis pela imunidade do bezerro nas primeiras horas de vida. Vale lembrar que o bezerro começa a produzir anticorpos somente com três semanas de vida. Daí a importância da ingestão do colostro nas primeiras 12 horas de vida do bezerro neonato para nutrir o animal e imunizá-lo contra uma série de infecções. Após esse período, o animal perde a capacidade de absorção de anticorpos pelo intestino.

Colostro para bezerras de leite


“No caso de bezerras de leite, o colostro acelera o seu desenvolvimento e a sua maturidade sexual. Além disso, quando adultas, na fase de lactação, elas produzem leite com alto padrão quantitativo e qualitativo”, explica Beatriz Cordenonsi Lopes, professora do Curso CPT Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras.

Bezerro com dificuldade de mamar o colostro


Bezerro com dificuldade de mamar pode receber o colostro por sondas ou mamadeiras. Entretanto, após coletado da vaca, ele deve ser congelado em garrafas até ser fornecido ao animal. O descongelamento pode ser realizado em banho-maria a 50°C.

Banco de colostro


Para o banco de colostro, é importante providenciar um refrigerador exclusivo. Além disso, esse nutriente não pode ser originado de vacas doentes, mas sim de vacas sadias. Da mesma forma, deve-se garantir um bom manejo nutricional das matrizes secas para um colostro de qualidade. A sala de ordenha deve ser limpa e desinfetada, assim como os equipamentos e utensílios utilizados.

Colostro bovino em pó


O colostro bovino em pó garante ao bezerro neonato alimento de qualidade, para que cresça fortalecido e com alta carga genética. Além disso, esta é uma forma de fornecer colostro em fazendas onde não se produz colostro com bom padrão. O colostro em pó também pode atuar em programas de prevenção e erradicação de doenças no rebanho leiteiro.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras

Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento

Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto

Fontes: Zootecnia Ativa - zootecniaativa.com
              Compre Rural - comprerural.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 01-07-2020 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.