Dicas para plantar alecrim de forma simples e fácil

Dicas para plantar alecrim de forma simples e fácil. Embora alcance grande porte, o alecrim pode ser plantado em jardineiras ou vasos - o que permite seu cultivo em varandas de apartamentos.

Embora alcance grande porte, o alecrim pode ser plantado em jardineiras ou vasos - o que permite seu cultivo em varandas de apartamentos

Dicas para plantar alecrim de forma simples e fácil

Planta-se alecrim (Rosmarinus officinalis L.) desde a antiguidade. Atualmente, além de erva aromática - utilizado na culinária, o alecrim é uma potente planta medicinal - como antisséptico, antioxidante, antidepressivo e tonificante do sangue. Não podemos nos esquecer de que a planta pode ornamentar os jardins - com minúsculas flores nos tons rosa, azul ou violeta. Portanto, vale a pena cultivar alecrim em casa. Além disso, o plantio é simples e o manejo não requer maiores cuidados.

Originário da região do Mediterrâneo, o alecrim é uma planta arbustiva e perene, que pode alcançar 2 metros de altura e produzir por mais de 10 anos. Resistente à seca, a planta pode permanecer até 3 dias sem água. Esta característica torna seu cultivo possível até mesmo em solos áridos e pedregosos. Embora alcance grande porte, seu plantio pode ser feito em jardineiras ou vasos (médio e grande) - o que permite seu cultivo em varandas de apartamentos ou locais com pouco espaço.

Onde encontrar mudas e sementes de alecrim?

As mudas de alecrim podem ser adquiridas diretamente dos viveiros de plantas ornamentais ou no mercado de flores e Ceasa. Quanto às sementes de alecrim, estas podem ser encontradas em casas e lojas agropecuárias e até mesmo na internet. Entretanto, é preciso muita cautela para que mudas e sementes tenham boa procedência.

Segundo Ricardo Henrique Silva Santos, professor do Curso a Distância CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a vitalidade e a boa produtividade do alecrim começa com a utilização de mudas sadias e vigorosas, adquiridas de viveiristas idôneos e bem-conceituados no mercado.

Em que ambiente o alecrim se desenvolve bem?

A planta prefere o clima temperado e tropical, mas se desenvolve bem em climas quentes e secos. Por outro lado, ela não aceita muita umidade - portanto, locais com alto índice pluviométrico não são adequados ao bom desenvolvimento da planta. Além disso, o alecrim deve receber bastante luminosidade - no mínimo, 5 horas por dia.

Como deve ser o plantio das mudas de alecrim?

Plante as mudas em covas com ½ kg esterco curtido - nas dimensões 15 x 15 cm. O solo ideal é o arenoargiloso, com boa drenagem e pH neutro. A melhor época para o plantio vai de setembro a novembro. Após 90 dias do plantio, o alecrim pode ser colhido.

Como devem ser as regas do alecrim?

O alecrim deve ser regado mais vezes (mas sem exagero) no início do plantio e quando a planta ainda está nova. Assim que planta se torna adulta, as regas são menos frequentes, pois a erva não tolera umidade nem terrenos encharcados.

Confira os Cursos a Distância CPT da Área Plantas Medicinais.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 27-07-2016 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.