Plantas aromáticas: como plantar estragão

O estragão (Artemisia dracunculus) ou erva-dragão é amplamente utilizado por chefs franceses

Plantas aromáticas: como plantar estragão

Segundo Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, professores do Curso CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento, as plantas aromáticas exalam aromas e incorporam sabores, nos mais diversos pratos da gastronomia mundial, utilizadas secas ou frescas. Esta última é a melhor opção, pois as ervas aromáticas também apresentam princípios ativos benéficos à saúde humana, sendo consideradas plantas medicinais.

O estragão (Artemisia dracunculus) é um bom exemplo, amplamente utilizado por chefs franceses. Considerada uma planta perene, que pode alcançar até 2 metros de altura, a erva-dragão, como também é chamada, desenvolve-se influenciada por diversos fatores, dentre eles, os edafoclimáticos (clima e solo).

Clima, solo e regas


O estragão se desenvolve com mais vigor em regiões com faixa de temperatura entre 4°C e 20°C. Entretanto, o estragão-russo pode ser cultivado em locais com temperaturas mais baixas, quando comparado ao estragão-francês, que prefere temperaturas mais altas. Além disso, essa erva aromática é exigente em luminosidade e precisa receber várias horas diárias de luz direta do sol.

Em relação ao solo, ele deve apresentar boa drenagem, média fertilidade e pH entre 6 e 7,5. Além disso, ele deve ser leve e não suscetível a encharcamentos. Há casos em que o estragão consegue se desenvolver até mesmo em solos pedregosos e com baixa fertilidade. Quanto às regas, elas devem ser realizadas com o objetivo de manter apenas a umidade do solo. Por esse motivo, as regas devem ser moderadas.

Plantio


Enquanto a propagação do estragão-russo ocorre por sementes, a do estragão-francês ocorre por estaquia ou touceiras. No caso do estragão-russo, as sementes podem ser plantadas em sementeiras, vasos ou canteiros. A profundidade de plantio deve ser de 0,5 centímetros para facilitar a germinação, que ocorre em duas semanas (ou um pouco mais). O transplante das mudas ocorre quando apresentam tamanho suficiente para tal.

Já o plantio do estragão-francês ocorre por divisão de plantas desenvolvidas e vigorosas. Elas podem ser divididas em touceiras com 3 a 5 mudas. Outra forma de plantio é por ramos saudáveis plantados em solo misturado com areia e adubo. Dessa forma, as mudas enraízam mais rapidamente.

O espaçamento deve respeitar a distância de 50 centímetros (entre plantas) e 60 centímetros (entre linhas). Entretanto, a distância pode variar para menos, se a cultivar for estragão-francês, que apresenta porte pequeno.

Colheita


A colheita do estragão ocorre dois meses após o plantio. É importante colher as folhas e os ramos bem desenvolvidos. Antes do inverno, a parte aérea da planta deve ser podada para estimular a brotação. O mais recomendado é utilizar as folhas frescas (aroma e sabor intensos) embora algumas pessoas também as utilizem secas.

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento

Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas

Cultivo e Uso de Plantas Condimentares

Fonte: Hortas.info

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 14-01-2021 Plantas Medicinais

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Farmácia Viva

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.