Plantas medicinais - aprenda como usá-las

A tradição de usar plantas medicinais como remédios caseiros para a cura de doenças como gripes, resfriados e problemas digestivos está presente em todos os lares

A indicação terapêutica popular e a forma como as plantas medicinais são usadas têm importância crucial no efeito curativo

plantas medicinais

A tradição de usar plantas medicinais como remédios caseiros para a cura de doenças como gripes, resfriados e problemas digestivos está presente em todos os lares. Cada família conhece pelo menos uma receita caseira, que é passada de pai para filho, geração a geração, sobrevivendo com o passar do tempo e com o crescimento da medicina alopática e dos remédios sintéticos.

Uma grande parcela da população, que não tem acesso aos remédios de farmácia, trata e sempre tratou suas doenças com plantas medicinais. Por isso, a indicação terapêutica popular e a forma como são usadas as plantas medicinais têm importância crucial no efeito curativo. Atualmente, as pessoas fazem o cultivo dessas plantas em suas casas, em canteiros ou até mesmo vasos. Mas não basta ter as plantas disponíveis, é preciso saber prepará-las e como utilizá-las.

A seguir, abordaremos as principais formas de preparo das plantas medicinais para uso caseiro a fim de auxiliar as pessoas que fazem uso da farmácia viva. Confira:

Chás

O chá é a forma mais difundida de utilização das plantas medicinais. Além de fornecer as substâncias terapêuticas, o chá hidrata o organismo, estimula a eliminação de substâncias tóxicas, favorece o controle da temperatura do corpo e auxilia a digestão. As formas de preparo do chá são:

Infusão: 1 a 2 colheres de planta (fresca ou seca) e 1 xícara de água. Ferver a água em vasilha de barro, esmaltada ou de vidro; despejar a água fervente sobre a erva, em outra vasilha; tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos; após o repouso, coar o chá; tomá-lo no mesmo dia de preparo.

Decocção:  1 a 2 colheres de planta (fresca ou seca) e 1 xícara de água. Ferver a água em vasilha de barro, esmaltada ou de vidro; depois que a água começar a ferver, acrescentar a erva, tampar a panela e deixar ferver por 3 a 20 minutos; depois da fervura, retirar a panela do fogo; deixar repousar por cerca de 15 minutos e coar o chá.

Maceração: nesse método a planta fica em imersão por mais tempo. Colocar a planta amassada ou picada de molho em água fria, álcool ou óleo, em vasilhame de vidro ou cerâmica; tampar o recipiente e colocá-lo em lugar fresco, protegido da luz solar direta; agitar o líquido periodicamente; ao final da maceração, o líquido deve ser coado.

Suco

O suco é indicado para folhas ou frutos frescos. Para prepará-lo devidamente, deve-se triturar as partes da planta com água, em um liquidificador ou processador. Utilizar o suco imediatamente após o preparo, pois ele perde suas propriedades rapidamente.

Sumo

O sumo é feito pela trituração da planta medicinal fresca. Para triturar, pode ser utilizado um pilão, o liquidificador ou a centrífuga. O pilão é mais usado para as partes pouco suculentas. Se a planta contiver pouco líquido, acrescenta-se um pouco de água. Deve-se coar o sumo e utilizá-lo imediatamente.

Saladas

Algumas plantas medicinais podem ser usadas na forma de saladas cruas, como o agrião, a rúcula, o dente-de-leão, a capuchinha, a hortelã, a tanchagem, o manjericão e a serralha. Nesse caso, usam-se os brotos e as folhas novas. A salada conta com a vantagem de unir o valor alimentar ao valor medicinal da planta.

Para fazer o pó, primeiramente é preciso desidratar (secar) as plantas. Para isso, a planta seca deve ser triturada com as mãos, com um pilão ou em um processador até virar pó. Depois de triturada, a planta deve ser passada em uma peneira para separar pedaços maiores. O pó deve ser guardado em um frasco bem fechado, em local escuro.

O curso Farmácia Viva - Utilização de Plantas Medicinais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, conta com outras orientações a respeito da utilização das plantas medicinais. O curso conta ainda com informações a respeito dos princípios ativos, dos procedimentos de higiene no preparo de produtos medicinais, como implantar uma farmácia viva, cuidados no uso das plantas, entre outras. Leia também nosso outro artigo As plantas condimentares são bem aceitas em todas as cozinhas do mundo.

Beatriz Lazia 28-02-2013 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.