Plantas medicinais e seu poder de cura

Nosso país é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. Nossa flora é repleta de espécies de plantas, muitas ainda nem foram catalogadas muito menos descobertas. Por termos tanta riqueza vegetal, nossos antepassados, mais especificamente os indígenas, já utilizavam as plantas nativas para curar

Por termos tanta riqueza vegetal, nossos antepassados, mais especificamente os indígenas, já utilizavam as plantas nativas para curar os males que atingiam suas tribos

Plantas medicinais e seu poder de cura

Nosso país é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. Nossa flora é repleta de espécies de plantas, muitas ainda nem foram catalogadas muito menos descobertas. Por termos tanta riqueza vegetal, nossos antepassados, mais especificamente os indígenas, já utilizavam as plantas medicinais nativas para curar os males que atingiam suas tribos.

Até mesmo os nativos da ilha de Fiji (Oceania), por volta de 3.000 a.C., utilizavam a planta kava Kava (Piper methysticum) para ficarem mais calmos e dormirem melhor. Ainda hoje essa planta é utilizada em tratamentos de ansiedade e insônia.

Em outras palavras, a verdade é que fomos evoluindo no campo da medicina e inovando na formulação de medicamentos, mas ainda assim não nos esquecemos dos costumes indígenas. Continuamos a visualizar a natureza como uma frondosa farmácia viva, plena de plantas medicinais.  

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial faz uso da fitoterapia. Só no Brasil, o setor fitoterápico movimenta R$ 1 bilhão por ano.

Entretanto, os medicamentos fitoterápicos devem ser empregados com bastante cautela. As plantas medicinais são benéficas e terapêuticas, mas não podemos utilizá-las desenfreadamente. Inclusive algumas podem causar intoxicação severa, sendo nocivas ao nosso organismo.

Segundo os professores Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, do Curso CPT Farmácia Viva - Utilização de Plantas Medicinais, para aproveitar bem os princípios ativos de uma planta, é preciso que ela seja preparada corretamente. Tudo depende da parte da planta a ser usada, do tipo de princípio ativo a ser extraído e da doença ou sintoma a ser tratado.  

Além disso, algumas plantas são muito parecidas e confundem as pessoas, aumentando ainda mais o risco de intoxicação. Por isso, é imprescindível consultar alguém que realmente conheça tudo sobre plantas medicinais e seus princípios ativos, bem como o modo de uso de cada uma delas.

É certo que muitas plantas presentes na natureza possuem um poder de cura imensurável, mas também é certo que existem outros tratamentos que curam inúmeros males e devem ser prescritos por um médico. Por isso, todo cuidado é pouco!

Dicas para o preparo de alguns tipos de chá

- Se for preparar chá de boldo do Chile, nunca ferva as folhas diretamente na água. Coloque-as em um recipiente de vidro ou porcelana e jogue a água fervida sobre elas. Abafe com uma tampa, deixando em infusão por 5 a 7 min.

- Se forem talos de plantas, como talo de hortelã, eles podem ser fervidos diretamente na água.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Doctuo Net e ZH.

Andréa Oliveira 06-05-2015 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.