Como produzir mudas de plantas medicinais e aromáticas

O lugar onde serão produzidas as mudas deve ser plano, ter um solo com boa drenagem e possuir bastante água para a irrigação

 

As mudas de plantas medicinais, assim como todos os outros vegetais, podem ser produzidas a partir de sementes ou através de estruturas vegetativas como caule, rizomas, folhas, bulbos. Muitas espécies têm sementes que apresentam dormência, isto é, mecanismos que inibem a germinação. Assim, para aumentar a porcentagem de evolução dessas sementes, é necessário eliminar esses bloqueios.

O plantio de plantas aromáticas e medicinais pode ser feito no local definitivo ou em sementeiras. O semeio direto consome mais sementes e depende da sua rusticidade para enfrentar as adversidades do campo. A camomila é um exemplo.

Já as sementeiras são usadas para grãos que exigem cuidados especiais, ou seja, que demoram muito para germinar, que têm baixo poder germinativo ou que são muito pequenas. O solo desses  canteiros deve ser adequadamente preparado. Se for muito argiloso aconselha-se misturar um pouco de areia lavada.

A estaquia pode ser de galhos, raízes e folhas, as quais são colocadas em um substrato para enraizar no mesmo dia em que foram cortadas. Se isso não for possível, elas devem ser colocadas na água, com a sua base submersa. Os substratos mais usados para o enraizamento são a areia lavada e a casca de arroz carbonizada. O tempo gasto nesse processo varia de espécie para espécie.

Posteriormente, as estacas são transplantadas para recipientes ou para um local definitivo. As mudas mais resistentes e que produzem maior volume de raízes podem ir para o campo, assim como as estacas enraizadas em recipientes. Aquelas que precisam crescer mais, antes de serem plantadas no local definitivo, são transportadas para saquinhos.

O lugar onde serão produzidas as mudas deve ser plano, ter um solo com boa drenagem, possuir bastante água para a irrigação e ser livre de fontes de pragas, doenças e ervas daninhas. As instalações necessárias à produção de mudas de plantas medicinais e aromáticas podem ser bem simples. Elas consistem basicamente em leitos para a sementeira e o enraizamento, um telado para fazer sombra, cavaletes ou estrados para bandejas e tubetes.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Produção de Mudas. O agricultor receberá informações a respeito de instalações, propagações, estaquia, entre outros assuntos. O coordenador do curso, Ricardo Henrique Silva Santos, afirma que as sementeiras e os leitos de enraizamento devem ser sombreados para evitar a desidratação provocada pelo sol.

Beatriz Lazia 30-11-2011 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.