Milho verde: como fazer o cultivo

Podem ser classificados como milho verde, todos os tipos de milho que são colhidos e consumidos ainda frescos, enquanto os grãos estiverem macios e antes da total conversão do açúcar em amido

O milho verde é uma cultura mais intensiva, desenvolvida ao longo de todo o ano, melhorando a sazonalidade de rendimentos

milho verde

Podem ser classificados como milho verde, todos os tipos de milho que são colhidos e consumidos ainda frescos, enquanto os grãos estiverem macios e antes da total conversão do açúcar em amido. Podem ser consumidos nas mais diversas formas: in natura ou como ingrediente para a fabricação de bolos, sorvetes, pamonha e uma série de outros alimentos. Seu cultivo é uma atividade que vem crescendo muito, em função da lucratividade e da diversificação de seu uso. O cultivo do milho verde é uma atividade quase que exclusiva de pequenos e médios agricultores, estes responsáveis pela colocação do produto no mercado.

O milho verde costuma atingir melhores preços de mercado, se comparado ao milho grão, principalmente de junho a setembro, tornando-se alternativa viável para pequenos e médios agricultores, pois, além de possibilitar maior retorno de capital, este se dá em menor período de tempo. No entanto, esse mercado é muito exigente em termos de qualidade do produto e da regularidade de entrega. Essa característica, aliada ao fato deste produto ser altamente perecível, faz com que ele seja produzido próximo aos locais de consumo, a fim de diminuir o tempo entre colheita, distribuição e consumo.

Quanto às exigências climáticas de plantio, quando feito na época correta, aumenta a produção e a qualidade das espigas, consequentemente, a rentabilidade dessa cultura. Lavouras para produção de milho verde podem ser conduzidas ao longo de todo o ano, desde que a temperatura, a ocorrência de geadas e a disponibilidade de água não sejam limitantes.

O ciclo da cultura do milho verde varia com a época de plantio, ocorrendo um aumento do ciclo nos períodos correspondentes aos meses de temperaturas mais baixas, que ocorrem no inverno. Como consequência, o número de dias do plantio à colheita de espigas de milho verde também passa a ser bastante variável.

Já em relação ao escalonamento da produção, como ela é realizada por pequenos e médios produtores e a produção não pode ser armazenada, é comum o plantio escalonado durante o ano todo, ou parte do ano. Normalmente, o escalonamento é feito em função da demanda do mercado consumidor de milho verde in natura e do preço alcançado durante o período de entressafra, quando o cultivo é mais oneroso e de menor produtividade.

Ao se planejar o escalonamento, é importante considerar que o período de colheita do milho verde varia em até uma semana, dependendo da cultivar e da época do ano, principalmente, da temperatura média alcançada no período. No que diz respeito ao aproveitamento do milho verde em uma lavoura, é possível se aproveitar por volta de 80% das espigas.

Quanto à comercialização, esta pode ser feita para supermercados, sacolões, CEASAS, entre outros. Nesse caso, as espigas empalhadas apresentam maior período para comercialização do que quando despalhadas, devido à maior retenção da umidade de grãos causada pelas palhas. A comercialização em feiras livres é feita a granel, com as espigas expostas ao ambiente, sem refrigeração, tornando-as sujeitas a murchamento acima do aceito pelo mercado.

Para obter maiores informações, consulte o curso Produção de Milhos Especiais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso aborda questões como tipos de cultivares, escolha da semente, plantio, tratos culturais, seleção de plantas, colheita, entre outras. Leia também nosso outro artigo Os benefícios da produção de milhos especiais.

Beatriz Lazia 18-01-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.