Alimentação de leitões jovens: recomendações de especialista

A ração fornecida aos leitões, na primeira semana após o nascimento, estimula o desenvolvimento do aparelho digestivo

Alimentação de leitões jovens: recomendações de especialista

Os leitões já podem receber ração na primeira semana após o nascimento. Entretanto, além de ser fornecida em comedouros separados dos suínos de outras categorias, a ração deve apresentar alto teor de proteína e energia, alta digestibilidade, bem como vitaminas e minerais. “A prática tem o objetivo principal de condicionar os animais a ingerirem ração seca após o desmame”, afirma Paulo César Brustolini, Doutor em Zootecnia e professor do Curso CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate.

Vantagens da ração na primeira semana de vida dos leitões


A ração fornecida desde cedo estimula o desenvolvimento do aparelho digestivo do leitão e leva o estômago do animal a secretar enzimas digestivas e ácido clorídrico. Além disso, as exigências nutricionais dos leitões aumentam a partir 21°dia de vida e o leite da porca não supre a demanda, o que pode deixar os animais fracos. Daí a importância de se fornecer ração especial na primeira semana de vida dos leitões.

Quando fornecida em quantidades adequadas (mais de 600 gramas), a alimentação pré-desmame faz com que os leitões tenham maior peso ao desmame, o que permite o abate em menor tempo.

Desmame precoce dos leitões


Embora o desmame normalmente seja realizado na sétima semana de vida dos leitões, muitos suinocultores o realizam entre 21 e 28 dias de vida dos animais. Entretanto, os cuidados nutricionais e sanitários oferecidos aos leitões devem ser mais criteriosos, já que o seu organismo ainda não está totalmente desenvolvido.

Leitões desmamados de forma precoce devem receber fontes de energia disponíveis, constituídas de gorduras e cereais processados, como milho extrusado. Com isso, os suinocultores conseguem suprir adequadamente as necessidades energéticas dos animais até que eles consigam utilizar o amido dos vegetais.

Lactose nas rações para leitões jovens


As rações para leitões jovens devem apresentar lactose, pois ela auxilia na transição do leite de porca para a ração sólida, favorece o desenvolvimento dos leitões e melhora o ganho de peso dos animais. Como exemplos de fonte de lactose, temos o leite em pó com 70% de lactose e o leite em pó com 50% de lactose (desnatado). Entretanto, logo após o desmame, o fornecimento de ração com lactose deve ser reduzido de forma gradual.

Acidificação das rações com ácido cítrico e ácido lático


Como o leitão desmamado apresenta pouco apetite, a adição de ácido cítrico ou lático (1,5% da ração) é uma ótima estratégia para estimular o consumo de alimentos sólidos. Sem falar que a acidificação das rações aumenta a ação das enzimas digestivas, melhora a digestibilidade dos nutrientes, contribui com a flora bacteriana benéfica, combate a flora patogênica, evita diarreia e reduz a mortalidade dos leitões após o desmame.

Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura:

Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate

Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes

Criação de Suínos em Camas Sobrepostas

Fonte: Aprenda Fácil Editora

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 04-05-2021 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.