Aprenda como manejar sua criação de suínos

O produtor de suínos deve ter consciência de que adotar práticas preventivas é um modo de não gastar com ações curativas, como é o caso das vacinas.

Os suínos recém-nascidos necessitam de cuidados especiais para que sua sobrevivência seja garantida

  suínos

O produtor de suínos deve ter consciência de que adotar práticas preventivas é um modo de não gastar com ações curativas, como é o caso das vacinas. Se o produtor mantiver um controle rigoroso do processo de vacinação, raramente ele terá problemas com seu rebanho.

O manejo dos leitões deve ser feito de forma cuidadosa, uma vez que os recém-nascidos necessitam de cuidados especiais para que sua sobrevivência seja garantida. Um destes cuidados refere-se ao corte e à desinfecção do cordão umbilical, pois, caso haja alguma imperícia, as portas para infecções e doenças estarão abertas. O cordão umbilical demora de três a quatro dias para cair.

Um dos aspectos mais importantes na prevenção de doenças diz respeito ao manejo eficiente das instalações, visando reduzir a pressão infectiva e a transmissão de agentes patogênicos entre animais de diferentes idades.

Instalações sujas, baias frias e condições insalubres colocam em risco os lucros do criador, uma vez que estão permitindo a proliferação de parasitas e agentes infecciosos. O criador deve saber que a sequência de limpeza das baias é determinada pela idade dos leitões, começando pelos mais novos.

A biossegurança, formada por um conjunto de normas e procedimentos que devem ser seguidos, determina que a granja tenha uma distância de pelo menos 500 m de qualquer outra criação de suínos e de no mínimo 100m de estradas por onde possam passar caminhões com suínos.

O acesso ao criadouro deve ser restrito ao trânsito de pessoas e/ou veículos e, para que possam entrar no local, dever ser exigida uma autorização prévia. É importante também que seja feito um cinturão verde a partir da cerca de isolamento, com uma largura de aproximadamente 50 m.

O produtor deve ter cuidados especiais na compra dos animais, adquirindo suínos e sêmen somente de granjas com Certificado GRSC (Granja de Reprodutores Suídeos Certificada). A quarentena é mais uma barreira que deve ser levada em conta, pois evita a entrada de agentes patogênicos na granja. A quarentena consiste na permanência dos animais em instalação segregada por um período de pelo menos 28 dias antes de introduzi-los no rebanho.

Para mais orientações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes. Neste curso, o criador receberá orientações do professor Paulo César Brustolini a respeito de instalações, manejo, controle sanitário, entre outros temas de seu interesse.

Beatriz Lazia 10-02-2012 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.