Aprenda um pouco mais sobre miniporcos

Aprenda um pouco mais sobre miniporcos. Para começar a criação de miniporcos, bastam seis fêmeas para um macho. O investimento pode chegar a R$ 26 mil, na compra das matrizes e nas instalações.

Para começar a criação de miniporcos, bastam seis fêmeas para um macho de porco em miniatura

Aprenda um pouco mais sobre miniporcosJá há algum tempo, no Brasil, os miniporcos têm sido criados como cães e gatos. Além de dócil e inteligente, esse animal de pernas curtas e focinho comprido adora tomar banho e prefere ambientes limpos. Como é brincalhão, ele é um excelente bichinho de estimação para crianças. Outra vantagem do miniporco é a facilidade de convívio com outros animais. De fácil adestramento, ele aprende alguns comandos rapidamente, inclusive a fazer suas necessidades em local específico.

Cuidados básicos com o miniporco

Com peso de até 50 quilos e altura máxima de 40 cm, o porco em miniatura vive cerca de 25 anos (estimativa de vida maior que a de cães e gatos). Entretanto, para se manter saudável, é preciso seguir uma dieta controlada e fazer exercícios regulares. Caso contrário, o miniporco pode apresentar problemas de obesidade. Outro cuidado é em relação à sua pele: muito sensível, ela requer uso de hidratante e protetor solar próprios para pets.

Oportunidade de negócio lucrativo

Mesmo assim, trata-se de um animal de estimação com grande resistência e fácil adaptação a diversas condições climáticas - do frio ao calor. Quem pretende investir em miniporcos, esta é uma oportunidade de negócio lucrativo, tendo em vista a boa demanda do pet no mercado. Seu tamanho corresponde a 20% do tamanho de um porco comum, o que exige pouco espaço para a criação. Seis porcos mini podem ser criados em uma área onde geralmente se cria um suíno grande.

Como iniciar a criação de miniporcos

Para começar a criação de miniporcos, bastam seis fêmeas para um macho. O investimento pode chegar a R$ 26 mil, na compra das matrizes e nas instalações - dentre elas, uma baia para o reprodutor, três baias-maternidade e cercado para a circulação dos pets. A comercialização acontece após o desmame dos miniporcos, que se dá aos 45 dias de vida. Com isso, o retorno do investimento é relativamente rápido - cerca de dois anos.

Dica final

Embora seja um animal vigoroso, pleno de saúde, o porco mini deve receber a visita de um médico veterinário - principalmente se algo não estiver normal. Caso contrário, o quadro de saúde do pet pode se agravar, o que resulta em sérios prejuízos ao criador.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Suinocultura.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 22-06-2018 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.