Novilho Superprecoce

O novilho superprecoce é um animal que oferece melhor carne, aumento da produtividade, giro de capital mais rápido e maior renda

Para os bovinos o ciclo de produção é mais extenso. A idade média de abate no Brasil tem sido de 48 meses, ou seja, entre o nascimento de um bezerro e sua comercialização para o frigorífico. O pecuarista trabalha cerca de quatro anos, até que possa receber a remuneração por seu investimento.

O novilho superprecoce é um animal criado num sistema que propicia uma forte redução desse ciclo de produção. Trata-se de um animal que é abatido com idade entre 14 e 15 meses de idade, que oferece carne de melhor qualidade, além de garantir um aumento da taxa de desfrute do rebanho. Há também um aumento da produtividade na propriedade, um giro de capital mais rápido, e liberação de pastagens mais cedo para outras categorias animais. Pode possibilitar o aumento da renda por meio de incentivos fiscais oferecidos em alguns estados.

Nesse contexto de produção superprecoce a pecuária necessita, obrigatoriamente, da adoção de novas técnicas que tornem o sistema mais eficiente. Isso é muito importante para uma relação de custo benefício vantajosa para o produtor. Entre as técnicas desenvolvidas para a produção de novilho precoce, temos a suplementação a pasto, confinamento, desmame precoce, além do creep-feeding. Há também o uso de animais preferencialmente mestiços (europeu x zebu), precoces e com boa conformação; pastagens de alta qualidade e bem manejadas; suplementação mineral adequada; e controle sanitário rígido.

Trata-se de um animal que tem um custo de produção mais alto que os animais precoces criados exclusivamente a pasto. Mas, possui uma criação que pode ser feita de forma lucrativa, se o pecuarista souber analisar as condições de produção e mercado. Os lucros podem ser obtidos identificando oportunidades em momentos estratégicos, para que a criação do superprecoce possa ser rentável.

O curso Produção de Novilho Superprecoce, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas,   apresenta o sistema de produção superprecoce e suas técnicas de manejo. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

De acordo com o professor  do curso Leonardo de Oliveira Fernandes, "a precocidade é fator fundamental na análise econômica da pecuária de corte, quanto mais precocemente o animal atingir o peso de abate, maior será a possibilidade de que o pecuarista tenha maior rentabilidade em sua atividade".

Patrícia Tristão 12-08-2011 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.