Como começar uma criação de suínos

Primeiramente, o criador de suínos deve realizar um estudo de mercado criterioso, para avaliar a viabilidade do negócio

Como começar uma criação de suínos

A suinocultura nacional é bastante promissora, pois garante boa lucratividade ao suinocultor. Entretanto, alguns cuidados são necessários no manejo alimentar e no manejo sanitário, assim como na escolha das instalações e na capacitação da mão de obra especializada. Além disso, antes de começar a criação de suínos, é preciso fazer um estudo de mercado minucioso para avaliar a viabilidade do negócio.

Estudo de mercado


Primeiramente, o criador de suínos deve realizar um estudo de mercado criterioso, para identificar os prós e contras do negócio. Da mesma forma, é essencial fazer um bom plano de negócios e contar com capital suficiente para a manutenção do plantel, principalmente nos primeiros meses. Há duas opções para captação de recursos financeiros: recursos próprios ou financiamentos.

Se o suinocultor se associar a cooperativas independentes, ele participará de todas as etapas da produção de suínos. No caso das cooperativas integradas, cada cooperativa integrante do grupo será responsável pelo processo produtivo de uma determinada etapa. Independentemente do tipo de associação, é indispensável que o produtor avalie muito bem a cadeia produtiva à qual se identifica melhor conforme suas condições financeiras.

Licenças para regularização


Para regularizar a criação de suínos, é fundamental providenciar as licenças específicas, que podem ser obtidas em órgãos fiscais, sanitários e ambientais. Se a finalidade da criação for reprodução, também é preciso providenciar o Certificado GCRS (Granja Certificada de Reprodutores Suínos), que é emitida pelo Ministério da Agricultura.

No caso da licença ambiental, o funcionamento dos negócios será possível, após o produtor proceder a uma série de adequações no manejo dos suínos, principalmente quanto ao descarte dos dejetos. Uma alternativa para o bom manejo do esterco dos suínos é o uso de biodigestores, para produção de gás natural.

Automação da granja


As granjas de criação de suínos podem alcançar resultados surpreendentes graças à implantação de sistemas de automação. Além de otimizar os processos, a automação impede que erros primários sejam cometidos. Hoje, na suinocultura moderna, inúmeras etapas podem ser automatizadas, como fabricação e distribuição de ração, coleta e tratamento de esterco, assim como fechamento de cortinas, ventilação e nebulização. A boa notícia é que o suinocultor pode conseguir financiamento para realizar essas melhorias.

Dicas de instalações


Para o bom andamento das atividades na granja, o planejamento das instalações é determinante. Mas ele deve considerar o volume e tamanho da produção para minimizar e reduzir gastos. No caso das unidades de tratamento de dejetos, elas devem ser implantadas a uma distância de 50 metros das residências. Além disso, com o propósito de seguir os preceitos de biossegurança, as granjas de suínos devem permanecer distantes, pelo menos, 500 metros umas das outras.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Criação de Suínos em Camas Sobrepostas.

Leia o artigo "Saiba mais sobre peste suína africana".

Fonte: labovet.com.br

Andréa Oliveira 13-12-2018 Suinocultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.