Criação de suínos: certificação para que o suíno seja considerado orgânico

A criação de suínos pode ser certificada, garantido melhor trato aos animais e melhores preços na venda

 A criação de suínos pode ser certificada, garantido melhor trato aos animais e melhores preços na venda.

Criação de suínos: certificação para que o suíno seja considerado orgânico

A certificação na produção de suínos é feita por órgãos governamentais ou órgãos certificadores, com capacidade internacional. A importância da certificação consiste em se garantir um tratamento adequado aos animais que irão gerar produtos orgânicos. Estes, além de trazer benefícios à saúde humana, têm valor diferenciado no mercado.

Se a criação de suínos segue as regras determinadas pela IN 64, do Ministério da Agricultura, em conformidade com a lei 10831, esta já possui condições de pedir a certificação. Caso contrário, é preciso entrar em contato com o órgão certificador solicitando as regras de adequação para que se façam as mudanças. Para isso, o produtor rural precisa firmar contrato com o órgão responsável para que haja a inspeção e a certificação.

Alimentos e água

Devem ser servidos ao suíno alimentos de qualidade, de forma balanceada e que não contenham nenhuma fonte de proteína de mamíferos, a não ser leite e seus derivados. Estes devem ser servidos para evitar concorrência em equipamentos, que devem ser limpos e práticos quanto ao fornecimento da alimentação. Os alimentos devem ser adequados à idade dos suínos, mantendo-os nutridos e com saúde, além de serem armazenados em local apropriado e limpo. Da mesma forma, deve-se  fazer o controle de todas as fontes de alimentação utilizadas para que estas sejam avaliadas na inspeção.

Todos os dias, deve ser servida aos suínos orgânicos água de qualidade, potável e limpa. Esta deve ser colocada em cochos limpos, de fácil acesso e sem contaminação. O não fornecimento da água só se dará, em caso de proibição do veterinário, por motivos de saúde.

Ambiente

O ambiente deve ser projetado para permitir conforto térmico e físico aos suínos, bem como para protegê-los do medo e da aflição, além de permitir que estes tenham um comportamento natural. As instalações devem abrigar o número certo de suínos dentro dos requisitos já citados. Todas devem ser mantidas, limpas e higienizadas, sem uso excessivo de substâncias tóxicas. Da mesma forma, deve-se evitar lugares onde os suínos possam se machucar, além disso a iluminação deve se adequar à instalação. O espaço deve ser o suficiente para evitar comportamentos agressivos e estresse. Os suínos são naturalmente curiosos, por isso palhas, serragem ou pedaços de madeira devem ser adicionados ao ambiente para que os suínos possam satisfazer tal característica.

Gerenciamento

Um gerenciamento profissional e responsável deve ser aplicado na suinocultura. O bem-estar dos suínos deve estar em pauta. A parte operacional e o sistema de criação devem ser planejados adequadamente. O produtor deve saber lidar bem com os empregados, promover treinamentos e conversas constantes, além de registrar tudo o que deve ser feito e como foi feito para se ter o controle total das atividades. Já os administradores devem estar aptos para a inspeção constante dos suínos, assim como das instalações e demais equipamentos.

Sanidade

A suinocultura deve possuir um Plano de Saúde Animal (PSA) e este deve se atualizar na consulta com o veterinário.

O PSA  deve conter:

-Detalhes de todas as vacinas;

-Informação de todos os tratamentos feitos e condições de saúde da manada;

-Causas de todas as mortalidades e morbidez, quando conhecidas;

-Limites de tolerância no desempenho geral da manada;

-Precauções de biossegurança.

Transporte

Todos os tipos de transporte, envolvendo os suínos, devem ser devidamente projetados e administrados para não causarem desconfortos e aflições. O transporte e manuseio devem ser mínimos; os empregados envolvidos devem ser bem treinados e competentes. Deve-se fornecer água aos suínos e submetê-los a jejum. Este não deve exceder 18 h antes do abate.

Abate

Antes do abate, o manuseio dos suínos deve ser mínimo. Os funcionários que realizam essa operação devem ser devidamente treinados para evitar o estresse dos suínos. Todas as instalações devem ser construídas e gerenciadas para se evitar qualquer desconforto ou  aflição aos animais.

Cabe ao criador buscar os subsídios adequados para aumentar o bem-estar da  criação de suínos orgânicos. Com a certificação da criação como orgânica, o criador estará agindo de maneira mais criteriosa e assegurando um maior valor agregado ao produto final.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Suinocultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Sistema Orgânico de Criação de Suínos.

 

Andréa Rocha 16-07-2013 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

wanderley Sucigan

12-11-2018

Procuro matrizes orgânicas para comprar ,,,Podem ajudar??? Obrigado

Resposta do Portal Agropecuário

13-11-2018

Olá Wanderley,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode pesquisar no Google por vendedores ou criadores da sua região.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto