Criação de suínos em cama sobreposta

Sistema de criação que apresenta resultados expressivos

 

O sistema mais comum de criação de suínos no Brasil tem sido aquele desenvolvido em granjas de piso ripado, total ou parcialmente. Atualmente o sistema de criação de suínos dominante, nas fases de crescimento e terminação, é do tipo ripado total ou parcial (81%), sendo os dejetos manejados internamente sob o piso ripado ou externamente em canaletas abertas.

Todos esses sistemas de produção exigem a utilização de esterqueiras ou de lagoas para o armazenamento dos dejetos líquidos. O volume total dos dejetos líquidos conduzidos (dejetos produzidos pelos animais, perda de água dos bebedouros e água utilizada na limpeza) requer grandes estruturas para o armazenamento (os órgãos de fiscalização ambiental preconizam um tempo mínimo de 120 dias de retenção, áreas com culturas suficientes para o aproveitamento agronômico desses resíduos e, também, a disponibilidade de máquinas e equipamentos para o transporte e a distribuição).

Mas, talvez um dos maiores problemas resultantes desse processo seja a agressão ao meio ambiente, principalmente através da contaminação de rios e lagoas. Os criadores que adotam o método convencional acabam, geralmente, enfrentando problemas com os órgãos de fiscalização ambiental.

Para fugir dessas dificuldades, a única alternativa é seguir toda a legislação ambiental relacionada com a suinocultura, que envolve grandes investimentos no manejo, tratamento, escoamento e utilização dos dejetos.

A qualidade do meio ambiente tem sido uma preocupação constante em todas as atividades produtivas, principalmente quando existem ameaças concretas à qualidade de vida e à conservação dos recursos naturais, como ar, água, solo e cobertura florestal, a ponto de comprometer produtividades futuras.

A principal vantagem da criação de suínos em camas é que ele se constitui numa alternativa "agroecológica", na qual os dejetos formam uma compostagem dentro da própria edificação, reduzindo assim os riscos de poluição ambiental, melhorando, inclusive, sua valorização agronômica.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação de Suínos em Camas Sobrepostas. O coordenador do curso, Remi José Sterzelecki, orienta que o sistema de criação em camas sobrepostas apresenta inúmeras vantagens em relação ao tradicional.

Beatriz Lazia 18-11-2011 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.