Dicas para construção de pocilga (chiqueiro)

Dicas para construção de pocilga (chiqueiro). Os suínos necessitam de instalações limpas e secas, que não permitam sua exposição a doenças e os protejam de condições climáticas severas.

Os suínos necessitam de instalações limpas e secas, que não permitam sua exposição a doenças e os protejam de condições climáticas severas

Dicas para construção de pocilga (chiqueiro)

Antigamente os suínos eram criados em chiqueiros mal instalados, sem condições sanitárias adequadas ao bem-estar e à saúde animal. Com o passar dos anos, surgiram instruções normativas para que a construção da pocilga permitisse a correta higienização local, assim como o conforto animal e a sanidade do plantel.  Enfim, os suínos necessitam de instalações limpas e secas, que não permitam sua exposição a doenças e os protejam de condições climáticas severas.

"Instalações sujas, baias frias e condições insalubres ameaçam a rentabilidade dos negócios do suinocultor, pois permitem a proliferação de parasitas e agentes infecciosos", afirma Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.    

Os suínos devem ser criados em pocilgas com espaço adequado para que se movimentem tranquilamente. O mais recomendado é 4,65m² de área para cada animal. Alguns suinocultores preferem chiqueiros com 1,20m de altura e 2,4 por 5m de área para cada suíno. Portanto, ao projetar o chiqueiro, é fundamental considerar essas dimensões.

Em geral, a pocilga deve ser construída em local próximo a fontes de água, mas que não permita a sua contaminação com fezes e urina - o mesmo vale para ração e onde o animal dorme. Tudo deve ser constantemente higienizado para evitar o foco de doenças.

Inicialmente, é necessário escavar 30 cm do piso da pocilga, para garantir um bom isolamento. Como os suínos possuem várias fases de criação, devem ser construídas baias adicionais ou galpões separados para alojar leitões, porcas gestantes e suínos em fase adulta. Da mesma forma, é necessário planejar a instalação de uma enfermaria, bem como de um alojamento para os animais recém-nascidos.

A estrutura da pocilga deve ser feita com concreto, tijolos, madeira e tela. No piso, é fundamental colocar concreto ou mesmo tijolos. Já o teto de madeira pode ter a altura entre 20 e 30 cm para que o chiqueiro receba uma boa ventilação. É importante deixar um pico para que a água da chuva possa escoar.  Coloque telhas de barro e algumas janelas. Nelas, é essencial colocar uma malha metálica com moldura de madeira para não permitir a entrada de insetos nem de animais - vetores de várias doenças.

Circundando todo o criatório, é preciso instalar uma cerca bem resistente - de preferência, com painéis. As de arame para aves não são recomendadas para suínos, pois eles podem dobrá-las com facilidade. Se instalar postes de madeira, estes devem estar a 60 cm de profundidade.  Lembre-se de cobri-los com malha de metal para impedir que os suínos comam a madeira.     

Construa também cochos para ração e para água separados uns dos outros. Após a construção da pocilga, espalhe no piso casca de arroz, maravalha, serragem, palha de trigo, palha de milho, feno, bagaço de cana ou sabugo de milho moído. Mas é importante que a cama seja trocada com frequência para conservar o local limpo, seco - sem foco de doenças.  

Fonte: Ehow.

Andréa Oliveira 23-11-2016 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Izaias Paz

07-01-2019

Gostaria de saber quanto eu gastaria para construir um chiqueiro dentro das normas e com o tamanho mínimo?

Resposta do Portal Agropecuário

08-01-2019

Olá Izaias,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Sugerimos que consulte um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto