Cultivo em estufa para tornar seu sítio lucrativo

Alguns critérios devem ser seguidos na hora da escolha do local para a implantação da estufa

 

A utilização desse tipo de cultivo, por parte dos agricultores, em ambientes protegidos, pode evitar vários tipos de problemas, pois impede que as plantas fiquem suscetíveis às intempéries, por meio do controle da umidade relativa do ar e da temperatura.

A denominação estufa ou abrigo deve ser utilizada quando o objetivo é o aquecimento do ambiente. Em alguns casos, as plantas se desenvolvem melhor em determinadas temperaturas. O frio excessivo pode causar má germinação da semente e má absorção de nutrientes. Já no calor excessivo, as plantas transpiram mais e se desidratam com facilidade, inviabilizando o grão de pólen, além de provocar outros problemas de ordens fisiológicas.

Alguns critérios devem ser seguidos na hora da escolha do local para a implantação da estufa. São eles:

- topografia: o local deve ser preferencialmente plano, pois assim, toda a área terá uma uniformidade de temperatura. Isso é importante quando se quer cultivar plantas exigentes de luz, como por exemplo, o tomate, pepino e outras. O terreno plano facilita também a irrigação e o manejo durante o cultivo;

- vento: em regiões de vento forte, as estufas devem estar protegidas para evitar que os plásticos sofram danos, elevando os custos de produção. Para isso, é necessário que o produtor construa quebra-ventos, com a finalidade de diminuir a velocidade do vento;

- luminosidade: a área destinada à construção da estufa deve receber um bom nível de insolação. Recomenda-se que seja longe de bosques, pois o local deve receber o maior número de horas de sol, já que muitas culturas são extremamente exigentes quanto à luz.

Passemos agora a alguns fatores que devem ser considerados quanto à montagem da estufa:

- resistência: a estrutura deve ser resistente para durar por muitos anos. Isso não significa que devemos usar madeiras com diâmetros acima do recomendado, e sim, montar corretamente a estrutura no que diz respeito à orientação, além de colocar os contraventamentos;

- vedação: a estufa, ao ficar fechada, não deve permitir a saída do ar quente, pois isso reduz a sua eficiência;

- orientação: o primeiro fator que orienta a posição da estufa é a direção dos ventos predominantes. A estufa deve ser construída no sentido da direção desses ventos, de modo a frear o vento o mínimo possível, aumentando assim a sua durabilidade.

Para os agricultores que desejam investir no cultivo em estufas, de modo a tornar seu sítio mais lucrativo, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Como Tornar seu Sítio Lucrativo. O curso conta com a coordenação do professor Renato Brandão Bravo, que orienta a respeito da diversidade agropecuária, manejo integrado, canal direto de comercialização entre outros. Leia também nosso outro artigo Como tornar seu sítio lucrativo.

Beatriz Lazia 04-09-2012 Exemplos de Sucesso

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.