Tudo sobre a implantação do agroturismo

 

Agroturismo é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural que agrega valor a produtos e serviços, promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade

Conceitos do Agroturismo

O agroturismo é uma modalidade turística praticada no meio rural, oferecida por agricultores e familiares dispostos a compartilhar seu modo de vida com os visitantes. Mantendo suas atividades agropecuárias, eles oferecem serviços de qualidade, valorizando e respeitando o meio ambiente e a cultura local. Ma maioria dos casos, o agroturismo é associado à atividade de agroecologia, ecoturismo ou educação ambiental.

O visitante fica mais perto da natureza e pode participar, aprender e descobrir o dia a dia da fazenda, ao mesmo tempo que se diverte e passeia. O turismo mobiliza as forças produtivas, culturais e de desenvolvimento da região, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento ambiental, econômico e social sustentável do espaço rural.

Em outras palavras, trata-se do conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

Como exemplo de vantagens econômicas associadas a ele, temos a possibilidade de agregar valor aos produtos agrícolas do estabelecimento e à instalação de indústrias artesanais, por exemplo, para a produção de alimentos regionais típicos. Além disso, desperta a atenção para o manejo, conservação e recuperação de áreas degradadas e da vegetação florestal e natural.

O curso "Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas mostra um novo conceito de negócio no campo. Essa atividade surgiu na região Centro - Serrana no Estado do Espírito Santo, na década de 90, nos municípios de Venda Nova do Imigrante e de Domingos Martins.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

As propriedades rurais nessa região verticalizam diversas atividades, passando a processar parte do que produzem para comercialização e recebem visitantes que acompanham o trabalho de produção, conhecendo detalhes tecnológicos.

Os produtos são comercializados num ponto de venda, instalado pelo produtor rural na própria propriedade, ou mesmo em uma central de vendas de associações desses produtos. Hospedagem, refeição, áreas de lazer não são os únicos traços marcantes. É no beneficiamento do produto "in natura" e na comercialização sem intermediários que está o sucesso do agroturismo, que em alguns casos já representa 40% do faturamento total dos empreendimentos rurais.

http://www.youtube.com/watch?v=xvoaTGO1wQo

Patrícia Tristão 27-05-2010 Turismo Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.