Cultivo de cana-de-açúcar para a produção de cachaça

Técnicas para produzir cana de boa qualidade e com alta produtividade

 

O Brasil tem uma área plantada com cana-de-açúcar de aproximadamente 5,0 milhões de hectares, é o maior produtor mundial. Em função das condições climáticas, têm-se duas épocas de colheita e moagem da cana-de-açúcar para a produção de açúcar e álcool.

Os pequenos produtores de cana já têm uma opção de utilização para a ponta dela, normalmente descartada no campo ou usada como alimentação animal. Cada hectare pode produzir 483 quilos de palmito, que corresponde a apenas 1% da planta, extraído da ponta da cana.

O palmito comestível é obtido do ponteiro da cana, após a eliminação das partes fibrosas. Ele apresenta cor clara, textura macia e estrutura segmentada, semelhante ao broto de bambu, produto típico da cozinha oriental.

O preparo do solo para a cultura de cana-de-açúcar deve ser muito bem executado, uma vez que um canavial vai permanecer no mesmo terreno por um período mínimo de quatro anos, recebendo apenas tratos culturais de ação superficial. Cada região, em função do tipo de solo e da disponibilidade de maquinários, apresenta um tipo específico de preparo.

Entre os fatores de produção de cana-de-açúcar, a variedade ocupa lugar de destaque, já que é a única que determina aumentos significativos na produtividade agrícola e industrial, sem elevação nos custos de produção. Sendo assim, escolher uma boa variedade para o plantio é muito importante.

Um dos problemas mais sérios da atividade diz respeito à aquisição de mudas. A maioria das usinas e destilarias dispõem de viveiros e comercializam as mudas que lhes sobram. Quando a variedade é mais nova, a obtê-las fica mais difícil. Os tipos já existentes na propriedade, desde que apresentem características desejáveis, também podem e devem continuar a ser utilizados para a produção de aguardente.

A colheita de cana-de-açúcar reflete todo o trabalho desenvolvido e conduzido no campo ao longo do ciclo da cultura, culminando na entrega da matéria-prima para que a mesma seja processada e contribua na obtenção de um produto final de qualidade.

A fim de auxiliar o agricultor que deseja produzir cana-de-açúcar para fabricar cachaça, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Cultivo de Cana-de-Açúcar para Produção de Cachaça. O coordenador do curso, Luiz Antônio de Bastos Andrade, afirma que na produção de aguardente, é essencial que os colmos de cana-de-açúcar estejam maduros, ou seja, com maior concentração de açúcares.

Beatriz Lazia 25-11-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.