Conheça mais sobre a uva e seu cultivo

Quanto aos principais produtores nacionais de uva podemos destacar São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.

Quanto aos principais produtores nacionais de uva podemos destacar São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia

Conheça mais sobre a uva e seu cultivo

A uva (Vitis sp.) pertence à família das Vitaceae. Entre as espécies mais conhecidas podemos destacar a Vitis vinifera, para a produção de vinho, a Vitis labrusca, para a produção de suco, a Vitis riparia, para a produção de vinho, a Vitis rotundifolia, para a produção de doces e a Vitis aestivalis, para a produção de vinho. Cada uma dessas uvas também pode ser consumida in natura.

A videira é uma planta trepadeira, também conhecida como vinha ou parreira, e é originária da Ásia, preferindo o clima temperado. No Brasil, a videira começou a ser cultivada pelos portugueses, por volta de 1535, em São Vicente. Quanto aos principais produtores nacionais de uva podemos destacar São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.

Geralmente, a videira produz cachos, que variam de 15 a 300 frutos, dependendo da espécie. Estes podem apresentar as mais variadas colorações, como vermelha, preta, roxa, amarela, verde, laranja e rosa. Todas com os mais diversos sabores e aromas.

Pesquisas recentes comprovaram que o fator principal para a compra das uvas é a doçura da baga. Além disso, a uva é benéfica à saúde, pois possui vitaminas C, B1 e B6, além de Potássio e Magnésio.

A uva é vasodilatadora e antitumoral, e excelente no combate às afecções renais, hepáticas e intestinais. Além disso, reduz a pressão arterial, combate o envelhecimento e auxilia a digestão.

Nos últimos anos, com as inovações tecnológicas e técnicas modernas de cultivo de uvas, é possível aumentar a produtividade das videiras, além de reduzir o uso de defensivos prejudiciais à saúde humana. Tudo isso se deve ao Sistema de Cultivo Protegido em Y.

A cobertura de plástico protege as uvas contra o ataque de pássaros e impossibilita o surgimento de fungos. Isso melhora consideravelmente a qualidade das uvas, pois a videira passa a produzir cachos bem maiores e tenros.

O investimento inicial é alto, mas devido à alta produtividade e à diminuição de mão de obra, o retorno é certo e o sucesso, garantido.

Exigências da cultura e características da uva:

Planta: trepadeira;

Forma ideal do cacho: forma de cone;

Tamanho do cacho: de 15 a 20 cm;

Peso do cacho: ultrapassando 300 g;

Tamanho da baga: de 18 mm a 24 mm de diâmetro;

Sabor da polpa: neutro, especial, foxado e moscatel;

Solo: coberto, parcialmente coberto e limpo;

Temperatura: entre 20 e 30ºC;

Clima: temperado;

Irrigação: por gotejamento, por microaspersão, por aspersão ou por sulcos;

Plantio: qualquer época do ano;

Nutrientes necessários: N, P, K, Ca, Mg, S, Fe, B, Mn e Zn;

Calagem: de 100 a 200 g de calcário/cova;

Tipos de adubação: de plantio, de crescimento e de produção;

Ponto de colheita: mudança do tom verde ao amarelo (uvas brancas) e cor viva e brilhante (uvas vermelhas ou pretas);

Colheita: período mais fresco do dia;

Cultivares com sementes: Itália, Red Globe, Benitaka, Brasil e Patrícia;

Cultivares sem sementes: Superior Seedless, Crimson Seedless, Thompsom Seedless e Catalunha.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 23-10-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.