Cultivo de pimentão em estufa

O pimentão mais consumido no Brasil ainda é o tipo padrão - cônico de coloração verde-escura

O mercado para a cultura do pimentão tem ótimas perspectivas de crescimento

  pimentão em estufa

O pimentão mais consumido no Brasil ainda é o tipo padrão - cônico de coloração verde-escura. No entanto, atualmente, já é possível encontrar pimentões de diversas cores (o vermelho, o amarelo, o creme ou marfim, o laranja e o roxo) e formatos (quadrados, alongados ou curtos).

O pimentão figura entre as dez hortaliças mais importantes do mercado e é plantado e consumido em todo o país, é o componente do cardápio diário da população, é utilizado em saladas, refogados, frituras. É usado como tempero para melhorar o aroma e a cor dos alimentos, graças principalmente à presença da capsaicina. Possui altos teores das vitaminas A e C, e teores baixos de Ferro, Cálcio e Fósforo.

As perspectivas do mercado do pimentão são de estabilização ao longo dos doze meses do ano, proporcionando menores oscilações de preço. Isso está se tornando possível com a diversificação das regiões de produção tanto em campo aberto como em ambientes protegidos.

Quanto aos pimentões vermelho, amarelo, alaranjado, creme ou marfim, e roxo, o mercado tem grandes perspectivas de crescimento e mudanças. Tal situação é resultado da profissionalização do produtor e da busca de embalagens diferenciadas, como a comercialização em bandejas com frutos de diferentes cores e formatos.

No início de uma atividade de produção de hortaliças, principalmente quando se trata de cultivo em ambiente protegido ou sob plástico, a produção de mudas adquire uma importância maior, pois tudo vai depender dessa fase. De nada vai adiantar aplicar um investimento alto para a construção de estufas se as mudas a serem utilizadas não tiverem boa qualidade para garantir uma boa produtividade.

Muitos produtores de hortaliças, quando se trata de produção de mudas, deixam-na sob segundo plano, não dando uma assistência adequada. O local muitas vezes não é propício, os tratos culturais não são feitos de acordo e no tempo certo.

Para auxiliar os produtores rurais que desejam fazer o cultivo de pimentão em estufa, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Cultivo de Pimentão em Estufa. Nele, o produtor receberá informações a respeito do pimentão, da estufa, da análise mercadológica, entre outras. A coordenadora do curso Rumy Goto afirma que saber conduzir corretamente a lavoura é um ponto fundamental para o sucesso do cultivo. Leia também o artigo Cultivo de pepino em estufa. Assista ao vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 22-11-2011 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.