Como plantar pinhão manso para fabricar Biodiesel

Pinhão-manso se destaca como oleaginosa de grande potencial para produção de biodiesel

A substituição de combustíveis de origem fóssil por combustíveis provenientes de fontes renováveis, que possam ser produzidos de acordo com as necessidades, está na pauta da maioria dos países. Isso ocorre em virtude tanto dos impactos ambientais causados por aqueles, quanto do seu futuro esgotamento, já que são de fonte não-renovável.

Dentre os combustíveis renováveis de grande importância está o biodiesel, obtido da reação química de qualquer tipo de óleo ou gordura com um álcool, podendo ser utilizado em motores de ciclo diesel. Com o objetivo de viabilizar a utilização do biodiesel, em outubro de 2002, o governo brasileiro lançou o Programa Brasileiro de Biocombustíveis com objetivos que trazem benefícios no âmbito social, econômico e ambiental, gerando emprego e renda; promovendo a inclusão social de pequenos produtores; reduzindo a emissão de poluentes; diminuindo a dependência de importação de petróleo; possibilitando a geração de divisas pela exportação do biodiesel excedente, dentre outros.

No Brasil, o programa de biodiesel cresce a passos largos, com a implantação de indústrias de produção do combustível em todas as regiões brasileiras e o aumento do número de produtores rurais envolvidos na produção de matéria-prima. O Brasil tem a vantagem de possuir uma vasta área que pode ser usada para a agricultura, mais de 100 milhões de hectares. Dessa forma, pode tornar-se grande produtor de oleaginosas, acompanhando a demanda crescente por biodiesel no mundo.

Dentre as oleaginosas que podem ser usadas para extração de óleo e posterior produção de biodiesel, o pinhão manso vem se destacando como uma planta com grande potencial. Dentre outros fatores, apresenta alto teor de óleo de suas sementes, cerca de 33% na extração mecânica e 38% na química.

Encontrado em todas as regiões tropicais, temperadas e, em menor escala, nas frias, trata-se de uma planta rústica, que se adapta a várias condições de clima e solo, é resistente à seca e pouco atacada por pragas e doenças. Também tem a vantagem de ser uma planta perene, que produz por mais de 40 anos. Dessa forma, não precisa ser plantada todo ano.

O curso "Cultivo de Pinhão-manso para Produção de Biodiesel" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas apresenta os aspectos relacionados com o  cultivo e o processamento para produção de biodiesel a partir dessa planta com grande potencial produtivo.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Devido às suas características agronômicas e ao baixo custo do cultivo, o pinhão-manso é a grande aposta do agronegócio para a produção de biodiesel e também uma fonte de renda complementar para o agricultor.

http://www.youtube.com/watch?v=Izxj7nDNxiw

Patrícia Tristão 21-05-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.