É possível capturar enxames de abelhas na natureza?

A obtenção das famílias de abelhas pode ser feita através da aquisição junto a um apicultor ou por captura de enxames na natureza

É possível capturar enxame de abelhas na natureza?

A captura de enxames na natureza é uma forma válida de obtenção de abelhas para o apiário. Os enxames podem estar abrigados em cupinzeiros abandonados, ocos de árvores, beirais de casas, e qualquer lugar que lhes ofereça abrigo.

Os enxames na natureza não são raros, mas não se recomenda ser esta a única fonte de enxames para um novo apiário, pois dessa forma a formação do apiário poderá ser muito demorada.

Na captura de enxames em abrigos naturais, pode ser usado um núcleo ou mesmo uma colmeia Langstroth, dependendo do tamanho do enxame (quantidade de favos a serem transportados).

Nesse trabalho, o apicultor e seu auxiliar devem usar a vestimenta adequada e um bom fumegador. A transferência deve ser feita em dias quentes e secos, em qualquer época do ano, exceto no inverno. O frio pode causar choque térmico prejudicial às crias, prejudicando-as em seu desenvolvimento.

Enquanto faz a transferência, o apicultor deve estar atento à presença da rainha. Encontrá-la não é tarefa fácil. Geralmente, a rainha permanece nos favos onde estão posturas mais recentes. Está sempre cercada por um grupo de abelhas acompanhantes, que só a abandonam se for usado excesso de fumaça.

A procura deve ser rápida e cuidadosa, para não causar ferimentos ou mesmo para que ela não seja morta acidentalmente. Ela é elemento fundamental para o estabelecimento do enxame na colmeia, e sua presença vai determinar uma rápida recuperação da população, com início de produção mais rápido.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

 Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura

Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 12-05-2023 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.