Centro de Produções Técnicas

  • Monitora dos cursos CPT
  • Zootecnista, UFV
  • Mestre em genética e melhoramento animal, UFV

11 responses to “Produção de tilápias”

  1. Beatriz Lazia

    Olá, Roberto
    bom dia!

    Uma boa maneira de se aperfeiçoar na criação de tilápias é por meio do aprendizado da técnica. O curso Criação de Tilápias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas pode ajudá-lo nisso. Segue o link do curso http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/criacao-de-tilapias.

    Para adquiri-lo, entre em contato conosco.
    Atenciosamente,
    Beatriz Lázia.

  2. Roberto Cruz

    Boa tarde Patrícia. Tenho curiosidades para criar tilápias o que devo fazer para me aperfeiçoar?

  3. Cristoferson

    Prezada Lidiana, eu me chamo Cristoferson, sou aspirante a Gestor de agronegócio e quero aproveitar esta oportunidade para complementar as palavras da Mestra Patrícia Tristão.
    Acredito que é importante que você entenda com muita clareza que a criação de tilápias exige algumas condições que tornam possível o desenvolvimento da criação, por ser um tipo de criação delicada que precisa de uma de cuidados especiais, que não são difíceis, são fáceis, você só precisa da orientação correta para que não desanime nessa nova empreitada.
    Meu conselho é que diante da situação, não é possível dizer tudo o que o a senhora precisa fazer para iniciar a sua criação de peixes, o que posso dizer é que atualmente o SEBRAE tem atuado como um dos melhores parceiros do produtor rural, em todos os aspectos. Então sugiro que procure uma agência do SEBRAE para que a senhora tenha o devido acompanhamento para desenvolver a sua atividade rural.

    SEBRAE : Centro de Atendimento de Varginha
    Tel : (35) 3690.5190

    Boa Sorte e Sucesso!

  4. Portal Agropecuário

    Olá, Anderson

    bom dia!

    No curso Criação de Tilápias em Tanques-Rede elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você encontrará informações sobre qual a forma correta de alimentação de tilápias, além de encontrar orientações a respeito de:

    Aspectos gerais
    Condições locais
    Tanques de recria e de engorda

    Tanques de terra
    Tanques-rede

    Dimensionamento dos tanques
    Aquisição de alevinos
    Recria e engorda
    Captura, abate e comercialização

    Atenciosamente,
    Beatriz Lázia

  5. ANDERSON LOVA

    PRETENDO CRIAR TILÁPIAS EM CAIXA D ÁGUA EM CASA SERÁ QUE ELAS APROVEITAM ALIMENTOS COMO PÃO , LEGUMES E VERDURAS OU SÓ É ´POSSÍVEL CRIÁ -LAS COM RAÇÃO? OBRIGADO

  6. cptpauov

    Olá Daniela,
    Boa tarde!

    O curso de Criação de Tilápias do CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra técnicas de criação que permitem elevada produtividade, com carne de excelente paladar, e possibilitam a obtenção de filé, com grande aceitação de mercado.

    Abordando os seguintes assuntos:

    Pré-requisitos para a criação: Infraestrutura necessária, local e solo, qualidade e quantidade de água.
    Técnicas de cultivo: Sexagem, consórcio com peixe carnívoro, hibridação, produção de super machos, cultivo em tanque-rede.
    Reprodução: Reversão sexual, produção de alevinos, preparo e fornecimento de ração, embalagem e transporte de alevinos.
    Engorda: Calagem e adubação inicial dos tanques, densidade, consorciação e policultivo, fornecimento da ração e acompanhamento da produção.
    Despesca e processamento: Abate, filetagem e embalagem da tilápia.
    Comercialização: Comércio de alevinos, dos filés, de tilápias vivas para pesque-pague e da pele para curtumes.

    Informações mais detalhadas sobre o curso (preço, como comprar, conteúdo, etc) poderão ser encontradas no link abaixo. O link também contém um vídeo com diversas imagens que talvez poderão lhe ajudar.
    http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/criacao-de-tilapias

    A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Pesquisador Manuel Vazquez Vidal Junior, especialista em Piscicultura pela UFV. Contou, também, com a participação do Engenheiro de Pesca Taciano Cézar Freire Maranhão, Chefe do Centro de Pesquisa em Aquicultura do Instituto Ambiental do Paraná.

    Além deste curso, possuímos outros relacionados que poderão lhe trazer benefícios. Caso haja interesse, favor entrar em contato para maiores informações:
    Tel: (31) 3899-7000 ou MSN: sac@cpt.com.br

    Atenciosamente,
    Ana Carolina

  7. Daniela Cristina Lena

    Boa tarde, Gostaria de saber quantas tilapias posso criar em cada metro quadrado de um tanque de peixe. Desde já muito abrigada.

  8. admin

    Olá Eliel,
    Boa Tarde!

    Creio que o Curso Criação de Tilápias do CPT – Centro de Produções Técnicas poderá ser de grande ajuda.

    O curso aborda os seguintes assuntos:
    * Pré-requisitos para a criação: Infraestrutura necessária, local e solo, qualidade e quantidade de água.
    * Técnicas de cultivo: Sexagem, consórcio com peixe carnívoro, hibridação, produção de super machos, cultivo em tanque-rede.
    * Reprodução: Reversão sexual, produção de alevinos, preparo e fornecimento de ração, embalagem e transporte de alevinos.
    * Engorda: Calagem e adubação inicial dos tanques, densidade, consorciação e policultivo, fornecimento da ração e acompanhamento da produção.
    * Despesca e processamento: Abate, filetagem e embalagem da tilápia.
    * Comercialização: Comércio de alevinos, dos filés, de tilápias vivas para pesque-pague e da pele para curtumes.

    Informações mais detalhadas sobre o curso (preço, como comprar, conteúdo, etc) poderão ser encontradas no link abaixo. O link também contém um vídeo com diversas imagens que talvez poderão lhe ajudar.
    http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/criacao-de-tilapias

    O curso foi elaborado com os conhecimentos e a experiência do Pesquisador Manuel Vazquez Vidal Junior, especialista em Piscicultura pela UFV. Contou, também, com a participação do Engenheiro de Pesca Taciano Cézar Freire Maranhão, Chefe do Centro de Pesquisa em Aquicultura do Instituto Ambiental do Paraná.

    Além deste curso, possuímos outros relacionados que poderão lhe trazer benefícios. Caso haja interesse, favor entrar em contato para maiores informações:
    Tel: (31) 3899-7000 ou MSN: sac@cpt.com.br

    Atenciosamente,

    Ana Carolina

  9. Eliel

    Gostaria de saber o orçamento para a criação de tilápias, do tipo equipamentos necessários e estas cenas.
    Dizer assim, tipo qnto necessito em dinheiro

  10. admin

    Oi Lidiana,

    O cultivo de peixes é constituído, basicamente, por três fases, ou seja: a alevinagem, a recria e a engorda, sendo que cada uma delas constitui um tipo específico de piscicultura. Para que cada uma seja bem conduzida, será necessário que o piscicultor conheça as formas de manejo e os cuidados que essas etapas requerem, visando manter as condições adequadas para o desenvolvimento dos animais. Atualmente, é recomendado que cada fase seja executada em pisciculturas diferentes, pois as atuais técnicas de cultivo já alcançaram um nível tecnológico que permite a separação com maior eficiência.

    A recria poderá ser feita de duas formas, isto é, de maneira independente, quando a piscicultura se especializa apenas em recriar os alevinos até se tornarem peixes juvenis, quando serão comercializados para as pisciculturas de engorda, ou, em conjunto com a terceira fase do processo, que é a engorda dos peixes, a qual consiste em cultivar os juvenis em outros ambientes até atingirem o ponto de comercialização. No seu caso, seria preciso adquirir os alevinos de pisciculturas idôneas e se ater ao numero de peixes recomendados por metro quadrado, que na fase de recria seriam 10 peixes.

    Outras características são muito importantes para sobrevivência e desenvolvimento dos animais, como qualidade e temperatura da água, alimentação adequada, de acordo com cada fase, dentre outras.

    Seria muito interessante que você conversasse com outros criadores de peixes da sua região sobre o manejo da produção, sobre as doenças que acometem os animais, e o dia a dia da criação, assim como contatar um profissional da área para melhor orientá-la sobre como iniciar as criação de acordo com as suas condições. Você está no caminho certo, primeiramente, buscando conhecimento sobre o assunto, o que fundamental para qualquer empreendimento.

    Para obter mais informações sobre a criação de tilápias, conheça os curso do CPT – Centro de Produções Técnicas da área de Piscicultura, especialmente o “Criação de Tilápias” http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/criacao-de-tilapias, que aborda os assuntos: pré-requisitos para a criação; técnicas de cultivo, reprodução, engorda, despesca e processamento; e comercialização.

    Atenciosamente,
    Patrícia Tristão

  11. lidiana

    Sr. Marconi tenho 3 caixa de agua de 1.000 lt e gostaria de saber se posso cria tilápias nelas .
    O que devo compra para que elas não morra ?
    Elas sobrevivem bem em quantidade, nestas condições?
    sou leiga em criação de peixe e gostaria muito dessa explicação.
    07/02/11 Varginha M.G

Deixe uma Resposta

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Cursos sobre Criação de Peixes

Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Ligamos para você!

Por favor, preencha todos os campos


Assine o Newsletter Grátis!

Digite seu e-mail:


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...