Saiba como iniciar uma criação de rãs

Uma atividade lucrativa para o produtor e saudável para o consumidor.

Considerada exótica e nobre, a carne de rã tem ganhado, cada vez mais, apreciadores, tornando-se uma boa alternativa de negócio.

Sua aceitação em supermercados, bares, casas de carne, peixarias e restaurantes está diretamente ligada ao fato de ser um produto saudável e saboroso.

Entre as qualidades da carne de rã, podemos destacar:

1. Baixo percentual de colesterol e gordura;

2. Sabor inigualável;

3. Alta digestibilidade;

4. Alto valor nutricional.

O produtor de rãs pode ter bons lucros se estiver em contato com os canais de escoamento, tais como, associações de criadores, cooperativas agrícolas, empresas especializadas e centrais de abastecimento. Da rã, quase tudo é aproveitável, criando-se várias outras potencialidades de venda.

Formas de comercialização de seus produtos e subprodutos:

1. Carcaças inteiras, frescas ou congeladas;

2. Coxas para o mercado externo;

3. Carne industrializada;

4. Couro para a fabricação de sapatos, bolsas, cintos e enfeites;

5. Fígado para a produção de patê;

6. Matrizes para criatórios;

7. Girinos para recria, reprodução ou engorda;

8. Animais vivos para o abate;

9. Animais para pesquisas, testes e estudos em laboratórios, universidades e empresas.

O comércio internacional de carne de rã envolve países asiáticos como exportadores. Os Estados Unidos e a União Europeia são os principais importadores desse produto. O Brasil ainda tem uma participação discreta, e torna-se evidente uma reestruturação na cadeia produtiva e comercial para que possamos ocupar um posto de maior destaque no mercado internacional.

Segundo Samuel Lopes Lima, professor do Curso Criação de Rãs - Novas Tecnologias elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o conceito de Ranicultura de forma lucrativa está diretamente ligado ao sistema produtivo utilizado.

Cláudio Alfenas 18-08-2011

Deixe um Comentário

Comentários

ISAIAS FIORAVANTE

27-08-2019

Pretendo começar uma criação de rãs em São Luís-MA, pelo que sei aqui não tem nenhum criador, então queria saber como começar realmente a produzir rãs para comercializar no mercado, pretendo conhecer um criador antes de começar. Onde posso encontrar um criador mais perto que eu possa visitar para conhecer melhor.

Resposta do Portal Agropecuário

28-08-2019

Olá Isaias Fioravante,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para ter sucesso com a criação de rãs, a realização de cursos de capacitação é fundamental. Sendo assim, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao nosso curso sobre rãs, que trata-se de um material completíssimo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio