Centro de Produções Técnicas

Como funciona um pequeno abatedouro de aves

Por em 28 de janeiro 2013 -
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem Votos Ainda)
Loading ... Loading ...

O avanço da avicultura alternativa tem aberto espaço para a implantação de abatedouro de aves de pequeno porte

abatedouro de aves

O segredo para se conquistar o mercado consumidor é oferecer produtos de boa qualidade e, para isso, a matéria-prima adquirida deve ter boa procedência

Antes de iniciar o projeto de um abatedouro de aves e da produção, propriamente dita, deve-se definir bem os objetivos, isto é, o mercado, o volume de produção, o programa de chegada dos animais, o sistema integrado de vendas, o intervalo de produção e outros aspectos do empreendimento.

É importante que os avicultores estejam atentos ao fato de que, para a obtenção de bons resultados, é necessário adquirir aves de boa qualidade, além de observar os cuidados na alimentação, ter bom controle sanitário e eficiente manejo do abatedouro. O segredo para se conquistar o mercado consumidor é oferecer produtos de boa qualidade e, para isso, a matéria-prima adquirida deve ter boa procedência.

O projeto de um pequeno abatedouro para aves está diretamente dependente do fluxograma de operações da unidade, trocando em miúdos, ele depende das etapas das atividades a serem desempenhadas para a obtenção do produto esperado, e ainda do dimensionamento do abatedouro. O número de aves a serem abatidas tem grande influência no tipo de equipamentos a serem usados e na dimensão das instalações.

Dentro de um projeto de abatedouro de frangos, o gerenciamento é muito importante, nesse sentido, fala-se muito sobre qualidade, tanto no setor de serviços como no setor industrial. Todos concordam, no meio profissional, que a sobrevivência no mercado depende de melhorias de qualidade, estas devem ocorrer de forma contínua.

Disso surge a necessidade de otimização do processo, buscando maximizar a qualidade, eliminar o retrabalho e as perdas de material. A operação de um pequeno abatedouro exige atenção do proprietário quanto à eficiência dos processos, controle dos custos e qualidade do produto final. Esses três tópicos exigem alguns critérios de avaliação, são eles:

Eficiência dos processos

Devem ser medidos o tempo médio de realização das principais tarefas, para se ter uma ideia de quanto tempo cada funcionário gasta para sua realização. Com isso, será possível ao avicultor, analisar o rendimento em número de aves abatidas por dia, além de avaliar o trabalho do pessoal envolvido.

Controle de custos

Deve ser feito por meio de planilhas e pela comparação de custos dos insumos, principalmente, do frango vivo, buscando-se sempre pagar um preço que seja justo, mas coerente com o mercado.

Qualidade do produto

Pode ser avaliada pela comparação com a concorrência, especialmente com os concorrentes de maior sucesso. Pode-se comparar a aparência do produto, o rendimento em carne e a satisfação do consumidor.

De posse de tais informações citadas acima, cabe ao avicultor tomar as decisões corretas e procurar facilitar o controle das atividades de seu abatedouro. Para receber maiores orientações, consulte o curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Professor Luiz Fernando Teixeira Albino. Leia também nosso outro artigo Saiba como deve ser a higienização de um pequeno abatedouro de frangos.



Você também vai gostar de ler:

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

2 responses to “Como funciona um pequeno abatedouro de aves”

  1. Samia Andrade

    Bom dia, Francisco.

    Recomenda-se que um abatedouro fique localizar fora do perímetro urbano, próximo a vias de acesso fácil e de preferência ser dotado de rede rodoviária que facilite o escoamento da produção. O ideal é que fique em uma zona rural.
    Mas, antes de abrir uma empresa de sucesso, é ideal que faça um plano de negócio. Para isso, indicamos que procure o Sebrae para mais informações. Também é necessário ter capacitação para operar um abatedouro de qualidade.

    Para aprimorar seus conhecimentos ou obter mais informações, recomendamos o Curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos da área Avicultura do CPT, que é constituído por um DVD e um livro interativo. O Curso aborda os seguintes tópicos:

    - Como funciona um pequeno abatedouro
    - Instalações, equipamentos e mão-de-obra
    - Instalações e equipamentos por etapa do abate e processamento
    - Manutenção das instalações e equipamentos
    - Organização das operações de manutenção
    - Organização do departamento de manutenção
    - Principais problemas
    - Higienização da indústria
    - Higienização
    - Conceitos
    - Etapas da higienização
    - Formas de contaminação
    - Fontes de contaminação
    - Vias de transmissão
    - Higienização dos funcionários envolvidos no trabalho
    - Dimensionamento do abatedouro
    - Manejo pré-abate
    - Técnicas de abate
    - Etapas do abate
    - Recepção
    - Pendura
    - Atordoamento ou insensibilização
    - Sangria
    - Escaldagem
    - Depenagem
    - Evisceração
    - Corte dos pés
    - Resfriamento
    - Gotejamento
    - Destino das vísceras
    - Processamento da carcaça
    - Classificação
    - Embalagens
    - Embalagens plásticas flexíveis
    - Embalagens a vácuo
    - Embalagens de caixas de cartão
    - Bandejas de alumínio
    - Bandejas de cartão revestido
    - Embalagem de transporte
    - Resfriamento, congelamento e armazenamento
    - Expedição
    - Cortes e desossa
    - Avaliação de rendimento
    - Tratamento de resíduos
    - Legislação
    - Gerenciamento
    - Mercado

    Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

    Atenciosamente,

    Samia Andrade

  2. francisco crisario de b.almeida

    Tenho vontade de montar um abatedouro de frango, porém não sei se meu local é adequado. Tenho 180 metros quadrados de terreno que fica em uma esquina, mas tenho medo dos vizinhos se incomodarem com o odor dos frangos. Também preciso saber quanto gastaria pra montar esse negócio e lucratividade. Exemplo: de 150 a 200 frangos abatidos por dia. Qual seria em média meu lucro?
    Grato.

Deixe uma Resposta

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Curso sobre Produção de Frangos de Corte

Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Ligamos para você!

Por favor, preencha todos os campos


Assine o Newsletter Grátis!

Digite seu e-mail:


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...